A reforma que transformou dois apartamentos em um
19 fev, 2024 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Ivan Araújo / Divulgação
Escritório: Lucas Lage
Área: 320m²
Local: Belo Horizonte, MG.
Dois apartamentos em Belo Horizonte, Minas Gerais, foram adquiridos por uma família, que realizaram uma reforma para uni-los em um único espaço com o Lucas Lage. A intenção era criar uma melhor distribuição funcional para o casal e seus dois filhos adolescentes, proporcionando áreas íntimas e sociais para receber amigos.
O desejo da família era um projeto de fácil percepção visual, com aconchego de casa, sem excesso de informações decorativas, e com foco em móveis atemporais e design marcante.
A única solicitação da família foi a criação de um apartamento atemporal, sem seguir modismos, com uma reforma rápida e poucas alterações na obra civil, e essas expectativas foram atendidas em um prazo de quatro meses pelo Lucas Lage.
A intervenção no imóvel foi uma reforma de arquitetura de interiores, sem a necessidade de grandes alterações nos sistemas elétrico e hidráulico. As mudanças se concentraram em acabamentos, evitando intervenções significativas na obra civil. A elétrica foi complementada com um projeto de automação de áudio, vídeo e iluminação.
A inspiração e concepção do projeto foram baseadas no estilo de vida dos moradores, que valorizam receber amigos e ter a casa sempre aberta. O conceito envolveu maximizar as aberturas dos espaços, permitindo uma visão e interação visual entre os ambientes.
O principal desafio enfrentado foi a criação de um único apartamento a partir de dois, sem que o resultado final desse a sensação de que apenas “juntaram” dois imóveis. Soluções foram encontradas para garantir a harmonia no espaço integrado.
Os materiais de revestimento foram escolhidos com base na paleta de cores inicial, destacando o contraste entre vidro e aço, madeira e mármore. O travertino e a madeira ebanizada foram destacados, marcando os ambientes de jantar e home theater.
Deixar um comentário