A Natureza Como Musa Inspiradora
26 maio, 2015 |
Inspirado pelas formas orgânicas presentes na própria natureza, Alex Hanazaki idealizou para a Casa Cor São Paulo 2007 um ambiente destinado ao relaxamento e à contemplação, buscando fazer um resgate à essência com uma visão contemporânea. Batizado de "Jardim do Flamboyant", o espaço de 600 m² foi construído ao redor de uma árvore existente cuja copa gigantesca chegava a mais de 16 metros de diâmetro, proporcionando uma agradável sombra sobre os bancos circulares de madeira.
A partir da intenção de reproduzir um jardim natural, o paisagista abusou de detalhes de aspecto cru e rústico, como o espelho d'água de formato irregular, simulando um braço de rio, ou o revestimento de pedras indonésias sem impermeabilização, usado na cascata. Entre as surpresas do projeto, destacou-se também o uso de "plantas vintage", espécies muito visadas em décadas passadas que acabaram caindo em desuso mas que agora voltam a estrelar cenários contemporâneos, como é o caso do Guaimbê e das Samambaias Paulistas.
Para o resultado ficar ainda mais próximo de um verdadeiro jardim ao ar livre, a iluminação noturna representava a luz da lua, criando um efeito levemente prateado. Ao invés de trabalhar as luzes de baixo para cima, destacando o esqueleto da planta, Alex instalou a peça Moonlight, da loja La Lampe, no topo do Flamboyant, mantendo o foco de cima para baixo.
null
Deixar um comentário