Para Relaxar na Serra
15 maio, 2018 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Um casal na faixa dos 50 anos, empresários, sem filhos, queria uma casa ao mesmo tempo aconchegante e prática, para receber os sobrinhos e a família, e procuraram as arquitetas Carol Freitas e Gabriela Eloy, do Studio Eloy & Freitas. A casa foi projetada para que eles pudessem passar os finais de semana ou até mesmo morarem daqui a alguns anos.
Eles pediram uma garagem especial para o carro, com uma antessala elegante com adega e charutaria para receber os amigos, que também são colecionadores de carros de luxo.
A casa de 480 m² fica localizada no condomínio Granja Brasil, em Itaipava, no Rio de Janeiro, onde a arquitetura tem, em sua maioria, um estilo normando. Esta casa, vista pelo lado de fora, mantém o mesmo padrão, porém foi uma casa pensada para valorizar a praticidade do morador, não tendo assim necessidade de grandes manutenções com jardim ou piscina por sua estrutura semelhante a de um apartamento.
A escolha dos revestimentos e mobiliários foi bastante criteriosa, o projeto segue uma paleta de cores com predomínio do bege e preto e tem um estilo moderno e funcional. A necessidade de ser algo prático se estendeu para os móveis e armários da casa de quatro andares, onde cada ambiente foi pensado de acordo com seu uso.
A garagem para abrigar a coleção de carros, com sala privativa para receber os amigos e conversar sobre os automóveis, com direito a mini-adega e charutaria. Já o sótão da casa, que foi criado pelas arquitetas, abriga uma sala de TV com escritório e mesa de sinuca.
Todo o trabalho foi realizado nas áreas internas, atendendo a demanda dos proprietários por uma casa de férias totalmente prática na qual, ao apertar um único botão, pudessem desligar tudo e ir embora, sem grandes preocupações. É um imóvel de férias, com possibilidade de virar moradia num futuro próximo.
O acesso do elevador até o sótão segundo as profissionais foi uma obra complicada, contornada junto a um engenheiro calculista. Também foi feito um estudo térmico do sótão, que levou a um tratamento especial no telhado para segurar o calor.
Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio.
Deixar um comentário