Se for lançado um troféu para “Arquitetura Integração com a Natureza” essa casa de praia em Maresias com certeza levará a medalha de ouro. Isso porque o projeto nasceu a partir da existência de uma exuberante mangueira praticamente no centro do terreno. Para mantê-la e dar-lhe o merecido destaque foram construídos dois volumes para abraçar essa dádiva da natureza.
Os proprietários são um jovem casal e sua filha, todos apaixonados por sol e mar e muito ligados à natureza. A arquiteta Vanessa Féres criou uma atmosfera descontraída, integrando as áreas internas e externas, de modo que o entorno paisagístico passou a fazer parte da residência. Uma varanda coberta é o espaço principal de convivência, entretanto os ambientes íntimos da casa possuem a necessária privacidade.
A presença maciça de madeira como principal material de acabamento deu uma aparência bem praiana à casa, sendo que juntamente com a ampla utilização de vidro a construção ficou totalmente integrada à paisagem. O terreno tem 1.790m2 e a casa contempla quase 400m2.
O PROJETO TEVE O MÉRITO DE NÃO DERRUBAR UMA ÁRVORE SEQUER.
Na área de lazer foi construída uma piscina revestida de pastilhas e piso em deque, assim como uma churrasqueira. Um toque sui generis foi o fato de que o próprio cliente elaborou o paisagismo, em função de sua ligação com o local e entendimento das plantas nativas que melhor se adaptam à região. E deu super certo, porque vira e mexe aparecem por lá convidados especiais como tucanos e macacos.
Alessandro Guimarães
Deixar um comentário