Ano passado comecei uma série de vídeos aonde visito escritórios de arquitetura e design de interiores com personalidade para te mostrar onde os projetos nascem, e é com prazer que anuncio o tour do Open Office de hoje pelos 100m² do CR2 Arquitetura.
Em atividade desde 2006, a arquiteta e urbanista Clara Reynaldo coordena e assina a reforma mais recente do seu espaço de trabalho e, se você acompanha o blog há um tempo, já ouviu o nome dela por aqui, pois a casa da Clara já apareceu no Open House e é um dos mais vistos e amados do nosso canal do Youtube! O escritório desenvolve projetos de construção e requalificação residencial e comercial, buscando uma linguagem contemporânea, com o uso de materiais não convencionais e a integração de espaços de acordo com cada demanda; e tem como preocupação a inserção do projeto em seu entorno, no caso de novas construções, e a requalificação de espaços subutilizados, no caso de reformas. Assim como a casa, o local de trabalho da arquiteta é leve, prático e organizado, ótimo para aguçar a criatividade e dar vida longa à CR2, que coleciona projetos interessantíssimos, publicados em revistas nacionais e internacionais, e também alguns prêmios da área.
Casa de Valentina: Quando resolveu montar o escritório físico?
Clara Reynaldo: Assim que me formei montei a CR2 Arquitetura, mas segui trabalhando num outro escritório. Foi no fim de 2007 que saí do escritório que era colaboradora, e aluguei esta casa.
CV: Teve algum desafio no projeto ou obra do escritório?
CR: Até 2018 a casa estava do jeito que aluguei: na Vila Madalena com uma fachada inteira de hera e que os clientes sempre elogiavam. Desde o começo penso em fazer uma reforma radical, sempre tive muito claro que era para uma satisfação pessoal e senti que depois de tanto tempo de escritório, eu precisava ter uma espaço com a minha cara, mas que fosse uma mudança muito rápida e barata! Por isso, refleti muito sobre onde mexer e de que forma, afinal de contas faço tantas reformas que uma hora precisava pensar na minha própria ‘casa’, sem envolver reforços estruturais, por exemplo, mas que fizesse grande diferença! Repensei toda a disposição dos ambientes e novos materiais, como o piso em concreto do térreo, que a princípio seria de fácil execução, mas virou uma mega operação de trânsito, já que a rua tem apenas uma via que sobe, e precisou ser interrompida pelo CET, para o caminhão de concreto poder parar nela. São os famosos imprevistos que acontecem na obra rsrs. Mas mesmo assim conseguimos, como um planejamento e bons parceiros, fazer tudo em 1 mês e meio.
CV: Fase de pandemia! Como administrar os projetos e se organizar home office?
CR: Momento de muitos desafios, de manter a calma, ficar em segurança e de aprender um novo jeito de comunicação com a equipe. Tenho vindo pro escritório sozinha, os arquitetos colaboradores estão nas suas casas e fazemos reuniões por vídeo conferência. Tudo está funcionando melhor do que eu imaginava!
Antes de conferir todas as fotos e mais bate papo com a Clara, aperta PLAY no vídeo abaixo:
Fotos: Cris Farhat
CV: Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar home office com arquitetura?
CR: À frente de um escritório de arquitetura há tantos anos, sei que a parte burocrática ocupa muito tempo do dia a dia, e que faz parte. Mas tenho visto vantagem nessa calmaria para hora de criar. Acho que estávamos, no geral e não só nessa área, precisando desse respiro… Dessa desaceleração. Claro que falo de uma posição muito privilegiada, e nesta quarentena tenho visto o quão importante é nos sentirmos desconfortáveis dentro deste privilégio, para conseguir pensar em mudanças e ajudas.
CV: E o contrário: vantagens e desvantagens do escritório físico?
CR: Apesar de estar dando super certo o home office, admito que prefiro ter uma rotina de encontro com a equipe fisicamente, para discutir o andamento dos projetos, visualizações de amostras, receber fornecedores… Mas ao mesmo tempo, tenho pensando cada vez mais que não precisa ser 100% assim. Acho que pode ser uma boa ideia instituir alguns dias de home office (quando a quarentena acabar), pois é uma forma de ‘ganhar’ tempo de deslocamento, fazer um almoço gostoso, tirar uma ciesta após a refeição, finalizar o expediente e já estar no aconchego do lar, ter mais tempo para a família e para aproveitar a casa. Enfim, muito coisa para rever e ajustar!
Outros Open Office para você conhecer:
Parabéns pelo artigo!
É necessário bom gosto e estilo para a escolha de móveis e objetos de decoração para home office e todos os ambientes.
Ficou incrivelmente belo e minimalista.!