A arquiteta Paola Viscomi Naddeo sempre foi apaixonada pelo Alto da Boa Vista, bairro calmo e arborizado em São Paulo onde morou a vida toda junto da família. Tanto é que depois de casar com o empresário Marcelo Naddeo, os dois escolheram buscar possíveis lares na região. “Não queria sair do bairro. Andando pelas ruas, eu e o Marcelo encontramos esta casa e quando entramos, sentimos uma ótima energia”, relembra. Depois de baterem o martelo, decidiram dar início ao processo da reforma, cujo projeto foi desenvolvido a quatro mãos.
PAOLA TEVE A AJUDA DA MÃE, A DESIGNER DE INTERIORES HELENA VISCOMI, PARA CRIAR O PROJETO DA SUA NOVA RESIDÊNCIA.
O prazer de conceber a nova casa somou-se a um momento especial para o desenrolar da história da família. Paola estava grávida e cheia de planos para o futuro, que incluía a criação de um cantinho onde todos se sentissem acolhidos e bem-vindos. Na época, o casal morava com os pais da Paola e como ela estava sentindo muito enjôo em razão da gravidez, precisou tocar o quebra-quebra à distância. Para isso, contou com a ajuda mais do que especial do Marcelo, que assumiu as rédeas da obra.
Com o projeto de arquitetura finalizado, Paola e Helena começaram a colocar em prática todas as ideias que tiveram juntas para a decoração. “O processo inteiro foi delicioso. Muitas peças fomos trazendo aos poucos, de viagens, enquanto o restante ficou por conta da minha mãe”, conta a moradora. Além de especialista em design de interiores, Helena é uma garimpeira de mão cheia. Dona da loja de móveis e objetos sencond hand, De Casa pra Casa, aproveitou a oportunidade para encontrar um novo lar para diversos dos seus achados. E não é que a proposta deu supercerto! O visual final ficou do jeitinho que a Paola sonhava: uma mistura equilibrada dos estilos clássicos e modernos. “Não mudo muito a decoração. Gosto das peças onde estão, mas acrescento alguns objetos novos de vez em quando”.
Assim como Helena, Paola também se preocupa com a questão da sustentabilidade e por isso, incluiu no projeto – além das peças de segunda mão – soluções para diminuir o impacto ambiental, como o reuso de água e a instalação de placas solares no telhado. Com o intuito de valorizar nos espaços traços da sua personalidade pra lá de receptiva, a arquiteta usou e abusou de uma paleta com suas cores prediletas, carregada de tons neutros e nuances azuis. “O conceito principal era criar uma identidade nossa, algo gostoso de se ver e de ficar”, comenta. Já a iluminação segue os mesmos passos, valorizando a sensação de acolhimento a partir do uso da luz indireta dos abajures e velas: “abusamos também do dimmer!”, explica. Com tantos cuidados e detalhes específicos, a arquiteta conseguiu dar vida a um cenário próprio para os bons momentos, sejam eles em família, ou na companhia de amigos.
Um sonho de morada! Simplesmente amo todos os cantinhos da casa da Paola e do Marcelo. Assim como seus moradores, ela é extremamente receptiva e acolhedora. Se você quer ter um lar assim também, confira AQUI uma seleção incrível de produtos. E não deixe de conferir na galeria abaixo mais algumas fotos deste paraíso particular! Ahhh, e se você gostou da casa da Paola, veja também o Open House da Helena Viscomi. ;-)
Fotos: Julia Ribeiro
Deixar um comentário