Sentindo uma vontade crescente de mudança, a Carla Barros decidiu apostar em uma reforma no apartamento onde vive há 20 anos, no Jardim Guedala, em São Paulo. Ela e o marido, o administrador de empresas Bento Barros, contrataram a dupla de arquitetas Carolina Sassi e Julia Barros, à frente do escritório Now Arquitetura e Interiores, afim de atualizar completamente o visual dos ambientes. Entre os desejos dos moradores, estava a busca por uma estética mais atual: “O apartamento era muito clássico e “pesado”, então pedimos para as meninas darem uma modernizada e, ao mesmo tempo, manterem alguns detalhes que gostávamos”, recorda Carla.
“NOSSA CASA É UM LAR POR SER UM LUGAR ACONCHEGANTE, ONDE TODOS SE SENTEM BEM”
A possibilidade de uma mudança para um outro apartamento nunca passou pela cabeça do casal. Eles são apaixonados pelo imóvel, que tem inúmeras características a seu favor, como a metragem espaçosa – no total, são 280 m2 -, os janelões que deixam livre a entrada da luz natural e o piso de madeira. Sem contar que o bairro tranquilo também se mostrou um grande aliado no estilo de vida da família, como conta a Carla: “Aqui é muito arborizado e calmo. Apesar do prédio estar do outro lado do Rio Pinheiros, estamos muito perto do Itaim, dos Jardins, e por isso, temos muitas facilidades! Ao finais de semana acho muito gostoso de caminhar pelas redondezas”, comenta.
Quando chegou a hora da decoração, a Carla e o Bento deixaram as profissionais livres para incoporar novas ideias e elementos aos ambientes. No entanto, eles faziam questão de manter algumas peças importantes e mais clássicas, sem medo de assumir essa mistura estética tão interessante. Entre as peças que permaneceram estava a rica coleção de obras de arte do casal, que ganhou lugar de destaque no projeto, principalmente no cantinho da lareira. O ambiente recebeu, além de uma escultura de Jaime Hayon, uma composição de quadros assinados por artistas de peso, como Candido Portinari, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Flavio de Carvalho, Tarsila do Amaral, entre tantos outros.
Toda transformação começou pela área social e se desenrolou de forma fluida e natural. O living grande e aberto já contava com espaço suficiente para um estar aconchegante e para a sala de jantar, mas faltava-lhe funcionalidade. Foi então que as arquitetas sugeriram uma mudança que se mostrou essencial para o dia a dia no apê: “Acho que o mais interessante no projeto foi que abrimos mão de termos uma sala de jantar para dar lugar a uma ótima sala de TV integrada com o living. E como o apartamento tinha uma copa grande, fizemos dela a nossa nova sala de Jantar”, conta Carla. Enquanto a copa/ sala de jantar passou a abrigar o belíssimo conjunto de pratos Borrão que o casal colecionou ao longo dos anos, o novo home theater rapidamente se tornou o queridinho da família, um lugar onde eles se reúnem todos os dias para relaxar e compartilhar momentos.
Fotos: Julia Ribeiro |
Deixar um comentário