Juliana e Bruno deram as mãos e encararam o desafio de erguer sua própria casa na Chapada dos Veadeiros, em Goiás – um sonho do casal. Utilizando recursos da região e soluções da arquitetura vernacular, a residência em módulos funciona como um oásis no centro da cidade, que você vai amar conhecer!
Coragem e persistência são as características do Open House de hoje, que foi lá para Cavalcante, município de Goiás, na meio casa meio jardim da gastrônoma Juliana Luz, e do arquiteto Bruno Ferreira, da Simbiose Arquitetura.
Bom, vamos do começo! Antigamente, o casal morava em Brasília e frequentava as cachoeiras e matas da linda Chapada dos Veadeiros nos momentos livres, alimentando um sonho distante de, quem sabe um dia, poder fixar residência ali. Foi então que há 4 anos, surgiu a oportunidade de eles comprarem um terreno de 300m² no centro de Cavalcante e, com orçamento enxuto, começaram a pesquisar formas baratas de tirar o projeto do papel.
Como te contei, Bruno é arquiteto e desenvolveu a residência a partir de princípios ecológicos que traduzem o estilo de vida deles, atrelando técnicas milenares da região à uma estética atual. O layout traz 100m² nada convencionais, ilustrados por três módulos separados – um social e duas suítes que parecem chalés; que são abraçados por um paisagismo de tirar o fôlego, repleto de árvores e plantas nativas.
Usando a arquitetura vernacular, que é uma forma de construção que usa materiais locais e soluções adequadas ao ambiente; Juliana e Bruno colocaram a mão na massa e ergueram a casa DO ZERO! Sim, eles mesmos construíram – demais né?! Executado em adobe, aço e taipa de pilão, o lar conta ainda com climatização natural proporcionada pela mata, jardim com ofurô e sistema de aproveitamento de água cinza, vinda dos chuveiros e torneiras.
Como eles fizeram tudo aos poucos, antes mesmo da obra ser concluída eles se mudaram para lá e foram ajustando os detalhes. A casa ficou super resistente, viva e agradavelmente rústica. Nos acabamentos, eles optaram por pedras naturais, seixos e cimento queimado, além da decoração e mobília artesanal que desenvolveram. Encontra-se também peças dos Kalungas, comunidade que vive na Chapada e que carrega a força cultural do lugar.
Com certeza esse é um dos tours que mais me ensinou e que adorei gravar! Juliana e Bruno são dignos de admiração por cuidarem com amor e, principalmente, tanto respeito da terra em que vivem. Vai conferir o vídeo e conversa com eles por AQUI para se hospedar por lá; a Ju administra as locações desse e outros imóveis ;-)
Outras CASAS NA MATA para você apreciar:
Fotos: acervo pessoal do casal / Divulgação
Construção:
maravilhoso!!
O que mais gostou??
A construção fica em torno de quanto?
Gostaria de ver a planta da casa.
Nossa que lugar maneiro. Bom pra tudo aí, ler, estudar, viver.
Linda demais, poderia passar o contato deles
Encantador, já quero conhecer.
Demais, né?!
Muito linda e aconchegante!!
Fiquei curiosa para entender a implantação no terreno e a planta propriamente dita.
Consigo acessar isso em algum lugar?
Lindo, demais!!!!
Muito bom gosto, feito com amor , respeitando a natureza!
Parabéns ao casal!!!!!
Bjjj
Amei as soluções desse projeto!!
Será q a planta da casa está disponível?
Gente não acredito, amei essa casa 🏡, maravilhoso . tudo num única espaço um jardim do Éden.,🙏👏
Quando se tem paixão e dedicação os resultados são sempre excepcionais. Lindo projeto e execução. E ainda tem a virtude de de ser minha sobrinha e afilhada rsrsr.
Parabéns Juliana e Bruno.
Eu amei a casa da sua sobrinha :)
Olá, gostei muito da casa de sua. Sobrinha, poderia me passar o contato dela
Ja amo essa casa, mesmo por fotos, ha muito tempo. Fico muito feliz de eles terem realizado um sonho. Bruno e Ju meus parabéns!
Espero um dia poder conhecer esse lar e a paisagem local. Bjs
Vale a pena :)
Que projeto lindo!!
Que bom que gostou :)
Eu amei a forma como vcs construíram, moro em Taubaté interior de SP, e ano que vêm, escolho construir minha casa, e o modelo convencional em Alvenaria não me agrada! Escolho algo assim como vcs fizeram, pois faz meu coração se encher de alegria, e minha Alma Cantar. Vcs fariam um projeto para mim? Se sim, que valor seria ? Agradeço a gentileza de me responder.
Magna, entra em contato com eles, tenho certeza que fazem ❤
Olá! Assisti o vídeo e tive que vir para ver as fotos! Que casa incrível! Obrigada por compartilhar!
Amei esta casa! Simplicidade e beleza natural! Uso racional dos recursos. Parabéns por nos apresentar esta obra! Qual porcentagem de economia você estima que esta casa teve ,em comparação com uma construção convencional de mesma metragem?
Nossa que lugar maneiro. Bom pra tudo aí, ler, estudar, viver.
Pessoal, essa casa conversou comigo, estou apaixonada. Meta de vida, sério! Vocês podem ceder a planta da casa? Ou se fossem vender quanto seria?
Eu gostaria de ter um refúgio como esse de vocês. Será que vocês poderiam ensinar as tecnicas??
Linda casa! Gostaria de saber como foi pensada a parte estrutural – aço? e o telhado. Também adoraria ter mais detalhes sobre a captação, uso e reuso das águas, pois conheço a região e é difícil manter um jardim assim viçoso.
Linda demais, poderia passar o contato deles
Nossa, é linda mesmo, as diferenças das paredes são geniais