Sempre fui a favor de relações integras e transparentes em todas as esferas das nossas vidas. Exatamente por isso resolvi trazer um assunto polêmico mais muito atual aqui para o blog: MÓVEIS ORIGINAIS E RÉPLICAS. O motivo é simples: vejo muita gente comprando réplicas achando que esta levando para casa peças originais.
Quero deixar claro que acho super justo a compra de uma réplica se o comprador souber que não esta levando a peça original, acho justo mesmo, não vejo nada de errado nisso quando estamos falando de desenhos que já caíram em domínio público, óbvio que se são desenhos que estão patenteados isso é errado, né…
Enfim, o que quero dizer aqui é que as marcas e os vendedores têm a obrigação de informar ou deixar clara a origem de uma peça no momento da venda, é muito desagradável você pagar (e muitas vezes pagar caro) por uma peça achando que esta levando algo que na verdade não esta. Enfim, vamos ao vídeo ;-)
Excelente matéria Lu, comprei a alguns anos atrás as cadeiras eames e também a poltrona do mesmo designer achando que estava levando as originais, porém o vendedor não me disse que eram replicas. Infelizmente paguei caro, achando que estava levando peças originais.
Te entendo, Silvia! Passei pelo mesmo.
Muito boa e relevante matéria! Especialmente quando nós, como profissionais temos que explicar isso ao cliente.
Obrigada Vitoria!
Maravilhosooooo esse blog vcsss tudo adoooorro!
Que delícia ler o seu comentário! Obrigada.
Sobre a cadeira modelo thonet do designer Michael Thonet existe alguém que detém a produção original já que ela é muito antiga (não achei na internet) e também gostaria de saber sobre as cadeiras do Marcel Breuer. Muito obrigada se puder ajudar
Vou pesquisar Mariana!
Obrigada.Amei saber isto.Sempre ne pergunto sobre “o que faz uma peça original.
Oi Vera,
Que bom que gostou :)