
Todas as mamães de primeira viagem devem concordar que o processo de montar o quartinho do bebê é uma delícia a parte! Escolher com carinho a cor das paredes, os móveis certos para o espaço e criar ali um mundinho só dele é realmente uma experiência especial… Mas antes de tudo é preciso pensar bem, colher referências e pesquisar quais são os itens funcionais que não pode faltar. Bom, para te ajudar com esses detalhes, pedimos dicas para a arquiteta Julia Mallemont, que comanda o escritório Mallemont Arquitetura, ao lado da irmã Joana, e acaba de se tornar mãe do pequeno Miguel!
DECORAÇÃO TEMÁTICA, MAS SEM EXAGEROS
O quarto do Miguel tem um tema central, mas que não sobrecarrega o décor. A dica aqui é basicamente uma questão de equilíbrio: não tentar combinar todos os móveis e objetos e deixar o tema aparecer em pequenos e charmosos detalhes. O malabarista dando boas-vindas na porta do quarto, o teto pintado de listras imitando lona e o palhacinho enfeitando a cômoda são alguns desses toques sutis que trazem para o ambiente o clima do circo sem pesar.
REAPROVEITANDO MÓVEIS ANTIGOS
É comum querermos começar uma nova etapa da vida nos livrando de coisas velhas para deixar entrar apenas as boas e novas energias. No entanto, é bacana manter ao seu redor objetos e móveis antigos que tenham significados especiais para você e para a família toda – sem contar que você acaba economizando uma graninha nesse processo, rsss. No caso da Julia, ela decidiu reaproveitar a cama, o armário e a poltrona que já existiam no quarto antes da chegada do Miguel.
CHARME NOS ITENS INDISPENSÁVEIS
Berço, trocador, poltrona de amamentação, kit higiene… Esses são alguns dos itens que não podem faltar no quartinho de um recém-nascido. Já que eles vão ter que estar ali e você vai conviver bastante com eles, a melhor coisa é aproveitar para torna-los itens decorativos. Para o quarto do Miguel, a cômoda com acabamento em laca branca e puxadores coloridos serve, ao mesmo tempo, de lugar para guardar peças do enxoval e apoio para o trocador e a bandeja do kit higiene.
DISTRIBUIÇÃO INTELIGENTE
Uma boa distribuição dos móveis é essencial, afinal, você vai precisar circular por ali durante a noite e com o seu bebê nos braços. Além de escolher peças que tenham um tamanho adequado para o espaço, vale pensar na melhor disposição de cada uma para facilitar as atividades diárias e otimizar ao máximo as tarefas. Por isso, Julia decidiu que o melhor lugar para acomodar o berço era perto da porta do quarto, já que a posição facilitaria o ir e vir dos pais para os cuidados diários com o bebê.
CORES E MAIS CORES
É comum as decorações para quartos de recém-nascidos serem bem neutras, priorizando o aconchego visual para que os pequenos não tenham muitas distrações e durmam como anjos. Mas as cores também são importantes e estimulam as suas primeiras etapas de desenvolvimento. Por isso, invista em pequenas pinceladas coloridas sem medo! Entre os destaques da decoração do ninho do Miguel, estão o adesivo de circo trazidos pela mãe de uma viagem, as listras brancas e laranjas no teto que lembram as lonas das arenas e acessórios como o relógio de elefante e o malabarista.
Mallemont Arquitetura
Deixar um comentário