Fotos: Marco Antônio/ Divulgação
Esta casa com área externa extensa é da influenciadora de viagens Lala Rebelo e teve seu projeto pensado pela arquiteta Barbara Dundes. O imóvel tem 428 m² e foi comprado para servir de lar para Lala, seu marido e seus dois filhos pequenos.
Mas para que a casa se adequasse às necessidades e preferências da família, uma reforma completa foi feita, resultando em espaços amplos para as crianças brincarem e uma área externa de lazer pensada nos mínimos detalhes. Como a coisa que eles mais gostam de fazer é viajar, muitas das escolhas foram feitas inspirando- se nos hotéis pelos quais a família mais se encantou ao longo de suas viagens. No canal você confere a tour completa com a Lala e com a Barbara pela casa, e aqui no blog uma conversa com a arquiteta contando algumas curiosidades sobre o projeto.
Aperta o PLAY pra conferir mais detalhes:
Casa de Valentina: Como a casa estava quando foi comprada?
Barbara Dundes: “A casa foi comprada com a estrutura pronta, até com pisos e revestimentos já instalados. Mantemos a base existente como piso, madeira, gesso e criamos um layout em cima dessa base. Quando a Lala nos contratou para o seu projeto, foi com o intuito de deixar a casa mais personalizada, com a cara da família, e foi isso que fizemos ao longo de toda a área de 428 m².”
C.V: Quais foram os principais pedidos feitos pelos proprietários para a reforma?
Barbara Dundes: “Os moradores buscavam uma casa com área aberta, varanda e piscina, pois, nesse tempo de pandemia, o sonho da família era um lar com bastante verde e lazer, que fosse um verdadeiro local de refúgio e esconderijo, por isso escolherem o nome da casa como ‘refúgio do mundo’. Assim, meu objetivo foi transformar a casa não apenas em um espaço aconchegante para família, mas que tivesse a cara dos moradores, mas aberto ainda para novas experiências e memórias. A Lala queria um lar único, que trouxesse memória afetiva de forma simplificada, sutil.”
C.V: Qual foi o ponto de partida para o projeto?
Barbara Dundes: “A Lala é uma influencer de viagem. Pensando nisso, peguei como referência e inspiração, os melhores hotéis pelos quais a blogueira já passou para deixar a casa com a cara e essência da Lala Rebelo. Assim, acabamos trazendo um pedaço do mundo para o refúgio do casal. Na primeira reunião falamos sobre quais eram suas principais experiências do casal ao redor do mundo. Foi um momento nostálgico, um resgate de experiências. Ela solicitou um ambiente que respirasse, com paisagismo tropical.”
C.V: Como foi escolhida a combinação de tons usados na casa?
Barbara Dundes: “Optamos por elementos e tons terrosos, unidos ao verde do paisagismo. É uma combinação de cores elegantes e atemporais, que criam uma conexão com a terra, origem e resgate de memórias. Por conta disso, apelidamos o projeto de Casa Tierra.”
C.V: Há itens de valor simbólico decorando os espaços?
Barbara Dundes: “A blogueira possui um acervo de peças de design adquiridas ao longo dos anos que carrega desde o Panamá, então ela nos enviou uma lista de prioridades e peças para usarmos e pensarmos em uma nova disposição. Para a Lala, foi uma surpresa a maneira que pensamos e aproveitamos esses itens. O tapete, por exemplo, antes utilizado no quarto, foi transferido para a sua antiga sala de estar, e a partir dele, trouxemos as definições das madeiras mais clarinhas, com a palha natural.”
C.V: Foram comprados objetos para compor essa decoração?
Barbara Dundes: “Sim. O tapete Georges da Koord, foi feito e desenvolvido nos tons para o projeto. Na sala, adicionamos um sofá super dinâmico da Clami. Ele pode ser um sofá ilha ou virar uma cama puxando os encostos, tendo mais flexibilidade. Fizemos também um garimpo especial com peças para preencher as paredes. Na sala de estar, a parede é toda coberta por ripas de madeira, já na sala de jantar, garimpamos objetos que contam histórias.”
C.V: Qual era a ideia para a área externa?
Barbara Dundes: “Pensamos em um espaço lúdico, onde a família passaria a maior parte do tempo. Por isso, construímos uma praia na piscina, para integração de toda a família, colocamos uma lareira externa, para usar nos dias frios, e colocamos todos os móveis da área externa com design assinado, como uma extensão da sala.”
C.V: E para o quarto das crianças?
Barbara Dundes: “O quarto do filho Vinicius teve como tema sua grande paixão; mapas e bandeiras. O papel de parede dele traz um pouco de cada país, contando todas as experiências ao redor do mundo. Como o apelido ‘Viniajante’, o ditado filho de peixe, peixinho é’ soa muito bem na família. Ele ama viajar, e sabe mais do que muitos adultos sobre países, suas bandeiras e capitais. Trouxemos armários na altura dele, a cama divertida, a mesinha com alturas diferentes para quando crescer, um armário cheio de portas e gavetas e um céu estrelado. Já o quarto do filho do Miguel, foi inspirado na música ‘Vilarejo’ da Marisa Monte, representando a luz que o filho trouxe para família. Por isso, o conceito do quarto é bem alegre, com tons de amarelo iluminado, trazendo a referência de renascimento, pois o dia do nascimento dele representa exatamente isso para Lala.”
C.V: Teve algum grande desafio durante o projeto?
Barbara Dundes: “Ter a própria piscina azul turquesa era um grande sonho do casal, mas quando os moradores compraram a casa, a piscina era preta. Como o sonho da Lala era uma da cor azul turquesa, a busca pelo revestimento ideal foi um desafio, mas o resultado foi uma grande alegria para a família. Os destinos preferidos da família envolvem praia, e uma das especialidades de Lala é analisar o azul turquesa dos mares. Por desbravar muitas praias do Caribe durante o período que morou no Panamá, ela compara o tom do azul turquesa dos mares, criando até um termômetro, chamado de ‘turquesômetro’. Quando a piscina turquesa ficou pronta, a família toda foi apenas fazer uma visita semanal à obra, e todos acabaram pulando, de roupa e tudo, de felicidade.”
Deixar um comentário