04 2014

Casa Na Baleia

23 abr, 2014 |

 

Quem precisa de paredes quando se tem a paisagem da praia da Baleia como pano de fundo? Talvez seja isso o que o renomado arquiteto Arthur Casas tenha pensado quando projetou esse condomínio no litoral de São Sebastião, em São Paulo. Com volumes abertos e de pé-direito alto, as casas são atravessadas pela natureza, que se mostra exuberante através de painéis envidraçados, em jardins internos bem recortados e até mesmo na cobertura – onde telhados verdes amenizam o impacto ambiental na região.

 

Mas a ausência de barreiras visuais poderia trazer outro problema: a falta de privacidade entre os vizinhos. Para vencer o desafio e a planta na diagonal, Arthur propôs blocos fechados nas laterais e abertos nas fachadas (frontal e traseira), centralizando a área social em um cômodo bem iluminado e ventilado – protegido dos olhares curiosos. O jogo do “mostra e esconde” se prolonga até nos dormitórios, que também têm paredes de vidro do piso ao teto. Cortinas de tecido com trilho embutido no gesso permitem a integração total, ou não.

 

O paisagismo procura reproduzir o cenário natural da praia, com espécies que se organizam de forma despojada, mas criando um caminho que leva até a areia. Portas de correr permitem que os vãos sejam fechados em dias de chuva ou de vento em excesso, provando que a casa é versátil e planejada com cuidado. Piscina, jacuzzi e churrasqueira completam a área de lazer, reforçada pela imensidão do mar logo à frente.

 

Não dá vontade de ir pra lá agora?

 

Flodeau