Muito além das paredes estruturais e da função propriamente dita, a arquitetura é também uma forma de arte. No Brasil, os trabalhos de Oscar Niemeyer são prova disso, assim como os projetos de grandes nomes da atualidade, como Marcio Kogan, Arthur Casas e Isay Weinfeld.

 

Transformar arquitetura em arte e arte em arquitetura foi o ponto de partida para a idealização da Casa Cubo, em São Paulo, assinada por Isay. O acervo pessoal dos moradores ganha vida espalhado por ambientes minimalistas e com detalhes de poesia concreta. A fusão entre os dois universos fica clara no living, que tem pé-direito duplo: ali, a escada com acabamento em madeira parece uma escultura gigante, enquanto uma série de homens de chumbo e fibra de vidro pendem do teto – criadas por Antony Gormley, elas provocam certa estranheza e despertam a curiosidade.

 

Até mesmo a paisagem foi reinterpretada pelo desenho de Isay. Com recortes estratégicos e fechamentos de vidro, as paredes convidam a iluminação natural a entrar, junto com a vista do jardim que cerca a construção. É uma casa para admirar, interpretar, sentir… assim como uma obra de arte.

 

Yatzer