Antes de começar, quero ressaltar que são tsu-rus! Nãoooo existem tissurus nem tizurus… tão pouco tissunami…rs, combinado?!
O tsuru é muuitoo especial para mim. Foi o primeiro origami que aprendi com o meu avô, quanto tinha lá meus 9 anos de idade. Em uma tarde de domingo, ele reuniu todas as netas em volta da mesa da sala e começou silencioso e calmamente a dobrar os papéis. E nós o acompanhamos em cada dobra, sem fazermos ideia do que estávamos fazendo. Depois de dobrar aqui e ali, os tsurus nasceram, singelamente.
Um dos origamis mais conhecidos, os tsurus representam os grous (ave japonesa). Sim, são os preferidos da maioria, seja pelo seu design e também por simbolizarem sorte, vida longa e felicidade. E diz a lenda, que se você fizer 1000 unidades, seu sonho se realiza. É um origami imponente para uma decoração de casamento, como lembrancinhas às pessoas queridas, ou para presentear e enfeitar. Afinal, ter um origami com energia tão boa assim é sempre bom e muito bem vindo!
Muitos tsurus para vocês :)

Quer conhecer mais um pouquinho do trabalho da Adriana Suzuki? Acesse o blog dela AQUI e acompanhe as suas criações pelo Facebook. Ou entre em contato direto via: [email protected]

r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Adriana Suzuki e Bistrô Ruella por Renata Angerami