Depois que comecei a fazer as receitas sem glúten com os produtos da Schar e fiz uma pequena imersão no assunto vcs já imaginam o que me veio a cabeça né: e se o Bento tiver intolerância a glúten? Como saberei? Quais cuidados devo tomar?
Dai vou lá eu novamente iniciar uma pequena pesquisa sobre o assunto e encontrei algumas histórias que me impressionaram! São mães relatando suas histórias antes do diagnóstico dos filhos. Vou contar algumas aqui não para apavorar as mães, mas para mostrar a importância de se pesquisar sobre o assunto ok.
“Ele não crescia, não engordava, tinha muita diarreia e dores estomacais. O pediatra encaminhou para um endócrino para iniciar um tratamento hormonal, mas pelo exame de sangue descobrimos que ele era celíaco, o que foi comprovado pela biópsia”
“O Gabriel sentia dores abdominais, não estava crescendo e chegava a ter até 12 diarreias por dia. Com apenas três anos, ele ainda não sabia verbalizar direito o que sentia…”
“Eu sentia falta de ar e dor de barriga”, conta um pequeno, que durante algum tempo se alimentou apenas de Neocate, tendo que excluir todos os demais alimentos.
Gente, o que é tenso é que a Doença Celíaca pode ser tratada de maneira muito suave e não chega a afetar a qualidade de vida da criança, mas nenhuma família precisa passar por um sufoco desses simplesmente por não identificar essa questão né…
Pelo que entendi a primeira e mais importante etapa é realmente saber se o seu filho/a é celíaco ou possui sensibilidade ao glúten, depois disso vem os desafios diários, que são perfeitamente ajustáveis. A própria Schär disponibiliza alguns artigos em que aborda um pouco dessas questões:
· 1) Como trabalhar a questão no ambiente escolar
· 2) Cuidados para se tomar quando seu filho fizer uma viagem sozinho
· 3) Crianças celíacas e saudáveis
· 4) Doces ok, mas com moderação
· 5) Receitas variadas e que vão agradar o filhote
Enfim, esse post era mais para alertar as mães e pais de pequenos sobre o assunto.
Bom, aqui vão algumas das receitas que fizemos “GLUTEN FREE”.
Deixar um comentário