Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels
Casas brancas com detalhes em azul e uma vista de tirar o fôlego para o mar. Quando pensamos na Grécia, é natural que a primeira imagem que venha à mente seja essa. Mas você sabia que esse tipo de construção possui nomenclatura própria e um intuito por trás pensado há séculos?
Essas edificações, típicas das paisagens gregas, levam o nome de cicládicas por conta da área de Cíclades, um grupo de ilhas no Mar Egeu em que a maioria esmagadora dos habitantes vivem nesse tipo de casa há mais de três mil anos. O exterior delas é totalmente branco, pintado em cal, que confere uma aparência inconfundível, mas não só isso.
Como a Grécia tem verões escaldantes e invernos rigorosos e essas casas costumam ser construídas em aglomerados nas encostas de montanhas, e portanto, são parcialmente escavadas nas rochas, elas acabam sendo menos quentes no verão e menos frias no inverno.
Além disso, por serem consideradas moradias tradicionais, as casas cicládicas são protegidas por leis especiais. Isso significa que é impossível realizar qualquer intervenção drástica que altere a estrutura ou aparência das construções, assim há a garantia que o visual dessas ilhas permaneçerá o mesmo para sempre.
E se mesmo com essas informações você achou difícil visualizar a arquitetura cicládica, selecionei algumas imagens que exemplificam bem. Quem sabe elas não te despertam o interesse de mudar seu próximo destino de férias rss.
Foto de jimmy teoh no Pexels
Foto de Vlado Paunovic no Pexels
Foto de Dimitris Mourousiadis no Pexels
Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels
Foto de Alex Azabache no Pexels
Foto de Josef Panagiotopoulos no Pexels
Foto de Fernando Reyes no Pexels
Foto de jimmy teoh no Pexels
Pixabay
Pixabay
Foto de Emily Geibel no Pexels
Foto de Natasha K. no Pexels
Foto de jimmy teoh no Pexels
Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉
Deixar um comentário