Estavam com saudades da coluna da paisagista Juliana Freitas? Hoje ela vem compartilhar com a gente seu encanto pelas calçadas chilenas:
Eu moro em São Paulo e vendo o trânsito completamente parado eu penso – e acho que todos pensam – vou andar mais a pé… É isso!! Afinal eu gosto de caminhar, faz bem à saúde e ainda vou contribuir para a redução da poluição do ar. Como moro numa cidade que definitivamente não foi projetada ou planejada e cresce desordenada, eu tenho tentado resolver por onde ando… Ou não ando?
Como comparativo, estive em Santiago do Chile no mês passado e fiquei encantada com as calçadas que são verdadeiros jardins. Os caminhos são agradáveis, limpos, com pisos adequados, iluminação, acessibilidade… Com tudo isso só poderiam ser chamadas de passeios públicos!
E no que diz respeito à vegetação das calçadas paulistas, as árvores na grande maioria são inadequadas para a situação onde foram plantadas. Normalmente são de grande porte e alcançam a fiação, têm raízes superficiais e destroem os pisos, ou então têm grandes frutos que caem e machucam o pedestre.
A minha contribuição aqui na coluna é de sugerir espécies adequadas para o plantio, o que já melhoraria uma parte significativa do problema. Aqui estão elas:
Juliana Freitas | Reprodução
Deixar um comentário