Quando pensamos em elementos versáteis, funcionais e esteticamente interessantes para a decoração do lar, certamente o biombo é um dos mais cotados. Com uma história rica e ampla variedade de estilos, o biombo é uma peça que vai além de sua função inicial de dividir espaços e se torna um artigo decorativo em qualquer ambiente, imprimindo elegância, charme e personalidade.
Para acertar na escolha do estilo do biombo e também saber como aplicá-lo na decoração, separamos sua história, dicas de uso e também projetos lindos que contam com a presença desse elemento milenar em uma nova função: como cabeceira.
Como surgiu o biombo
O biombo surgiu na China antiga, onde era inicialmente utilizado como objeto funcional para separar certas áreas de espaços abertos. Já nessa época começavam a surgir os biombos decorados, a maioria com obras de artes que faziam referência a mitologias, cenas da vida palaciana e natureza.
Com o tempo, os biombos se espalharam para a Coreia, Japão e, daí, alcançaram a Europa durante os séculos 17 e 18, onde foram especialmente adotados pelos franceses. A importação de grandes biombos chineses laqueados e adornados artisticamente eram o alvo de desejo de muitos europeus, tendo, inclusive, Coco Chanel como uma das principais figuras aficcionadas pelo Coromandel, como já trouxemos nessa matéria.
Seu uso na decoração
Apesar de ter como função inicial a separação de ambientes, o biombo conquista cada vez mais seu lugar na decoração de interiores, especialmente usado como cabeceira.
Esses elementos adicionam textura, cor e forma ao ambiente. Muitos são verdadeiras obras de arte, com padrões e detalhes que atraem os olhos. Os biombos também podem adicionar um toque temático ao quarto ou à sala de estar. Por exemplo, um biombo oriental pode criar uma atmosfera zen, enquanto um biombo rústico pode dar a sensação de uma cabana nas montanhas.
O biombo como cabeceira
Para acertar na escolha do biombo para fazer a função de cabeceira, é importante considerar diversos fatores, como o estilo do ambiente, as cores predominantes e o espaço disponível. Você pode optar por um biombo de madeira esculpida, um biombo de tecido, ou até mesmo um modelo moderno de metal ou acrílico, dependendo do seu gosto pessoal e das necessidades de design.
A versatilidade é uma das maiores vantagens de usar esse elemento como cabeceira de cama, portanto, abuse na criatividade! Diferentes designs, materiais e tamanhos de biombos podem ser escolhidos. Além disso, muitos biombos são dobráveis ou possuem painéis móveis, permitindo que você ajuste a altura e a posição de acordo com sua preferência.
Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉
Deixar um comentário