O sonho de comprar uma casa sempre vem acompanhado da vontade de ter um cantinho todo personalizado, lindo e com jeitinho de lar doce lar, não é mesmo? Mas e quando o apartamento é alugado, como fica a decoração? Um contrato de aluguel tem uma série de restrições feitas pelo proprietário, especialmento em relação à obras e mudanças radicais – você deverá devolver o imóvel da mesma maneira que recebeu, ou seja, com os mesmos azulejos no banheiro, pisos, cores nas paredes…
Bom, com tantas regrinhas, o jeito é abusar da criatividade e apostar em soluções temporárias, que são mais econômicas, dispensam mão de obra, são fáceis de serem retiradas na hora da entrega do apê e, principalmente, não interferem na estrutura do imóvel. Para deixar a terefa mais fácil, preparamos uma lista com dicas ótimas para o décor do seu apartamento alugado, anota aí:
#1 CAMUFLANDO O PISO
Um probleminha constante em apartamantos alugados é a condição do piso. Muitas vezes ele aparenta estar velho, gasto e mal cuidado ou então, apenas desatualizados. Nessas horas, faça dos tapetes os seus melhores amigos! Você pode optar por um modelo grandão que cubra boa parte do piso ou um bem estampado e colorido para disfarçar a aparencia do revestimento. As sobreposições também dão um charme todo especial.
#2 JANELAS BEM VESTIDAS
Seguindo a mesma ideia dos tapetes, as cortinas são ótimos acessórios para disfarçar imperfeições e deixar o visual mais convidativo. Se as sua janela ainda não tiver um varão, vale a pena instalá-lo, pois o impacto nas paredes é mínimo e super simples de reverter com um pouquinho de massa corrida. No entanto, esqueça as persianas, pois elas dependem de uma instalação mais complexa!
#3 MÓVEIS SOLTOS
Deixe de lado o mobiliário feito sob medida. A ideia aqui é aproveitar ao máximo as peças soltas que, além de se adaptarem bem aos espaços, podem ser levadas com você quando decidir se mudar.
#4 PAREDES COLORIDAS?
Um jeito simples para dar nova vida ao apê alugado é com uma bela camada de tinta nas paredes. No entanto, como na hora de entregar o imóvel a cor delas deve ser a mesma de quando o recebeu, vale ir com calma. Opte por tons mais suaves – que não vão precisar de várias demãos para serem cobertas depois – e pinte apenas as paredes de destaque dos cômodos. Você ainda pode brincar com efeitos diferentes, pintando apenas metade da parede, fazendo desenhos geométricos ou assuminto o visual inacabado.
#5 ADESIVOS DE AZULEJOS
Um dos males dos apartamentos alugados, principalmente os mais antigos, é o acabamento desatualizado. Os azulejos do banheiro e cozinha nem sempre são os mais harmônicos e acabam deixando o visual um pouco desalinhado. Uma solução superprática, que não envolve tinta epóxi, é o adesivo próprio para azulejos. Hoje em dia existe uma grande variedade do produto disponível no mercado: dos mais coloridões, que imitam uma composição de azulejos vintage, aos mais tradicionais, com padronagem inspirada nos azulejos portugueses.
#6 PAPEL DE PAREDE E TECIDOS
Outra boa opção decorativa para os apartamentos alugados são os papéis de parede. Mas, atenção: escolha um modelo adesivo do papel que é muito mais fácil de ser aplicado e retirado depois. O mesmo vale para os tecidos, um ótimo substituto do papel de parede, que não vão deixar muitas marcas ao serem retirados. No entanto, selecione para esse fim apenas tecidos de boa qualidade, com bastante algodão na composição.
#7 TCHAU FURADEIRA
Ter uma bela parede galeria é o seu sonho? Bom, em um apê alugado isso significa milhares de pregos presos à parede que depois terão que ser retirados e os furos remendados… Mas calma, que a solução é muito simples: ganchinhos adesivos! O bom é que eles também servem de cabideiros ;)
Você também pode assumir o ar inacabado – que é superdescolado – apenas apoiando quadros, adornos e espelhos nas paredes.
#8 ILUMINAÇÃO
Esqueça os projetos luminotécnicos – quebra-quebra está proibido, hein! Use e abuse dos pontos de iluminação existentes instalando luminárias de destaque pendentes. Além disso, utilize a luz indireta dos abajures para criar um clima aconchegante.
#9 DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Bom, depois de criar uma base mais interessante, é hora de incrementar o visual com toques pessoais. Utilize as superfícies dos móveis para expor objetos coloridos, suas coleções particulares, peças de valor sentimental, livros e porta-retratos. Você se sentirá verdadeiramente "em casa" quando a sua personalidade estiver impressa em todos os cômodos.
#10 NEGOCIAÇÃO É TUDO
Antes mesmo de colocar a mão na massa, vale tentar negociar com o proprietário as melhorias que deseja fazer. Como esses detalhes acabam valorizando o imóvel, muitas vezes é possivel conseguir o débito das despesas no valor do aluguel.
Agora que você já sabe tudo sobre decoração de apartamentos alugados, é só colocar as ideias em prática! Boa reforma ;)
Pinterest | The Design Files | Design Love Fest | Planete Deco
Muito bom, adorei a matéria
Obrigada :)