Fotos: Rafael Renzo/Divulgação
Muitas vezes o que valoriza um imóvel é o olhar que damos a ele. Isso é o que demonstra a arquiteta Helô Marques na reforma deste apartamento triplex de 500m² no Jardim Europa, São Paulo, localizado em um prédio muito antigo. O espaço estava desvalorizado, precisava de amplas reformas, e a arquiteta não mediu esforços para torná-lo um espaço muito mais iluminado, acolhedor e contemporâneo.
Cada cantinho do projeto é recheado de soluções de arquitetura que trouxeram desde a integração dos ambientes à ampliação das possibilidades de entrada de luz e ventilação. A criatividade de Helô Marques e o empenho para que cada detalhe fosse bem planejado e executado são os fatores que tornaram o apartamento tão diferente do usual. A reforma foi ousada, mas bem pensada, de modo que a funcionalidade e a durabilidade de cada elemento possa ser preservada por muitos anos.
No canal você confere a tour completa com a Helô Marques, e aqui no blog uma conversa com algumas curiosidades do projeto.
Aperte o PLAY para ver mais detalhes:
Casa de Valentina: É muito diferente seu apartamento triplex!
Helô Marques: É muito diferente mesmo, porque é um prédio antigo e a gente fez do zero, mudou completamente. A gente fez coisas que normalmente ninguém faz em um apartamento.
CV: Você comprou o apartamento ou era da família?
Helô Marques: Eu comprei. A gente sempre morou aqui no bairro, eu e o meu marido. E a gente gostava tanto de morar aqui. É um bairro que tem muito prédio antigo, e a gente curte prédio antigo. Eu gosto de ter menos apartamentos, é mais espaçoso, tem mais flexibilidade. Tem a desvantagem de não ter aquele térreo cheio de atividades, mas como a gente mora em frente ao clube [Pinheiros], acaba sendo o quintal das crianças. Eu me mudei faz 3, 4 meses.
CV: E como foi a compra?
Helô Marques: A gente morava aqui na esquina próxima e brincava que nosso sonho de mega sena era comprar esse apartamento. Porque eu fiz um projeto neste prédio em 2015, e desde aquela época a gente fica de olho na cobertura que estava a venda, mas estava longe das possibilidades financeiras. Eu lembro que eu indiquei pra várias pessoas, falava ‘Gente, compra esse apartamento, o preço tá bom!’, mas ninguém levou a sério.
CV: Ele estava muito prejudicado?
Helô Marques: A planta era muito ruim, era toda escura e bem recortada. Embaixo era um quarto pequeno com um banheiro bem grande, e tinha muitos degraus, aquela coisa bem antiga meio anos 1960, de quando utilizavam degraus para todos os lados. Era bem mal aproveitado. Mas quando entrei aqui, numa única vez, eu falei pro meu marido: ‘Vamos comprar?’ Decidimos comprar.
CV: Como é a distribuição dos andares?
Helô Marques: O elevador social chega nos dois andares. No andar de baixo, a gente brinca que a nossa área íntima. Durante a semana a gente fica no andar de baixo, no final de semana a gente vem pro andar de cima. No andar de baixo são os quartos, meu e o das crianças. E aí tem uma varanda do nosso quarto, que a gente fica mais no dia a dia, a cozinha, sala de jantar, essas coisas. O andar de cima tem a sala de tv, área de churrasqueira, piscina, mini sauna, e mezanino para o meu escritório.
Aconchegante e muito bom gosto!!!!
Que lugar maravilhoso para viver. E a dona da casa, Uau! Linda, talentosa e carismática.
Que reforma hein?! O apto ficou di vi no, eu que amo morar em casa, fiquei com vontade de morar nele!! Deslumbrante e aconchegante!! Ameiii
Uns dos projetos mais funcionais, criativos e de bom gosto que já vi aqui, tá no meu ranking de top ten…
Parabéns Helô Marques!