Apartamento prático com muita iluminação natural
01 dez, 2021 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Praia
Fotos: Leonardo Costa/ Divulgação
Escritório: Miguel Capanema Arquitetura
Área: 72m²
Local: Copacabana, Rio de Janeiro
Ano: 2019
Um apartamento prático com muita iluminação natural. Esse era o desejo de uma família paulista que precisava reformar seu refúgio no Rio quando chamaram o arquiteto Miguel Capanema para este projeto em Copacabana, Rio de Janeiro.
“Além de atender a demanda da família de passar os finais de semana no imóvel, que precisavam de um quarto de casal e outro que coubesse as três filhas, o imóvel também precisava servir para ser alugado como Airb&b. Dessa forma, os proprietários solicitaram materiais e revestimentos de fácil manutenção.”
Entretanto, a planta original teve que ser significativamente alterada.
“É um prédio antigo no quarteirão da praia de Copacabana, por isso a planta original era muito ‘travada’, com cômodos pequenos e iluminação péssima. A sala de estar, por exemplo, dava para o prisma central do prédio, o que tornava a vista e a ventilação ruins. Por conta dessas características, comecei o projeto tentando buscar integração e deixar a planta o mais fluida possível.”
Além disso, a iluminação dos ambientes foi repensada.
“O maior desafio foi integrar e propor a melhor solução para deixar a luz entrar e proporcionar uma boa circulação para os ambientes. Inverti cômodos de lugar trazendo luz para dentro dos espaços e descasquei parte das paredes, deixando à mostra tijolinhos maciços e a estrutura de concreto existente.”
Por fim, o arquiteto deixa uma dica para o aproveitamento máximo de imóveis antigos.
“É importante sempre observar quais são os pontos positivos do imóvel já existente. No caso deste apartamento: o pé direito alto, os grandes vãos de janelas, e os materiais, que foram justamente o ponto de partida para a criação do projeto.”
Fotos: Leonardo Costa/ Divulgação
Deixar um comentário