Apartamento com poucas peças, mas todas bem selecionadas
18 nov, 2021 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia
Fotos: Denilson Machado/ Divulgação
Escritório: PKB Arquitetura
Área: 275m²
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ano: 2020
Um apartamento com poucas peças, mas todas bem selecionadas. Essa era a ideia de um cliente jovem com olhar atento ao design quando chamou os arquitetos do escritório PKB Arquitetura para este projeto na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
“O morador é paulista, mas desejava ter uma base no Rio de Janeiro, por isso criamos algo urbano, mas ao mesmo tempo amplo e leve. Desde o início sua intenção era um apartamento minimalista e com poucas peças, mas todas muito bem selecionadas. Antes mesmo de iniciar, inclusive, ele já tinha alguns itens de desejo, como a mesa de jantar e luminárias do Jader Almeida.”
Além disso, outras peças selecionadas a dedo dão ainda mais personalidade ao apartamento.
“Desde o início a ideia era manter ao máximo as paredes brancas, sem muito enfeites e adornos. O que iria colorir e preencher o apartamento seriam algumas poucas obras de arte. Para a sala selecionamos um quadro do Marcelo Solá que é o ponto de cor mais forte do apartamento. Ele por si só já preenche a sala de jantar. Em contraste, há um quadro de aproximadamente 25cm do Matheus Chiaratti, o qual traz também o elemento de cor para a sala de estar e TV.”
Outro ponto que marca o projeto é a integração dos ambientes.
“O apartamento possuía 4 quartos, mas para criar uma suíte master, unimos dois quartos, dando assim espaço para um closet e dois banheiros. Além disso, integramos a cozinha à sala para dar mais amplitude. A varanda também se juntou ao quarto, criando um espaço de descanso ligado ao espaço externo.”
Vale ressaltar que certas partes da marcenaria foram desenhadas pelos próprios arquitetos.
“Ainda no quarto, abrimos um visor na parede de divisa do banheiro e desenvolvemos uma marcenaria com venezianas. Na cozinha, um móvel de marcenaria desenhado por nós da PKB e executado pela IF Marcenaria. Este móvel inicia como uma estante de bebidas com portas de vidro, configurando-se como uma releitura de cristaleira, e seguindo pela sala como louceiro fechado, até virar para a cozinha como bancada de apoio, armários, forno e por fim micro-ondas. O detalhamento da marcenaria foi muito importante para toda esta conexão estética, o que resultou em um jogo de planos ao entrar no apartamento, vendo o pilar descascado em concreto aparente, a caixa de marcenaria que mimetiza as portas e o armário que conecta a sala à cozinha.”
Fotos: Denilson Machado/ Divulgação
Deixar um comentário