Luz e ventilação natural em apartamento pequeno
17 nov, 2021 | Apartamentos, Até 50 m2, Cidade
Fotos: Joana França/Divulgação
Escritório: EB Arquitetos
Área: 46m²
Local: Brasília, DF
Ano: 2021
Em um tradicional bairro de Brasília, este apartamento pequeno precisava ser reformado. A planta original era bastante segmentada e escura, com cômodos desconexos que não valorizavam os espaços. Assim, O escritório EB Arquitetos, de Eduardo Brito, foi chamado para dar novos ares para os ambientes, garantindo iluminação e ventilação natural em todos os cômodos.
“O projeto deveria seguir uma linha muito simples e precisa, com custo baixo”, explica o arquiteto. A integração dos ambientes foi a solução principal encontrada para os problemas do apartamento. “Retiramos as paredes divisórias da cozinha e área de serviço, assim como da sala estreita e do primeiro dormitório, que foi eliminado”, pontua.
A nova cozinha foi totalmente integrada à sala de estar e da sala de jantar, criando um laytout que se estende de um extremo ao outro da planta. A ideia fez com que o apartamento pequeno recebesse iluminação natural e ventilação pelas janelas ao longo de todo o dia.
Os espaços receberam piso vinílico para dar ainda mais unidade e sensação de amplitude. O pilar central, por sua vez, ficou exposto em concreto aparente, uma solução que conferiu ares de contemporaneidade, ideal para um apartamento localizado em uma cidade como Brasília.
Na cozinha, uma única bancada se estende ao longo das laterais, chegando abaixo da janela. As paredes e parte do teto foram revestidas com tijolo bruto, trazendo sensação de acolhimento. Do teto pende um cabo de aço que sustenta a mesa metálica oblonga suspensa – um design que homenageia as mesas de bares brasileiros. O desenho curvo da mesa se repete tanto na parede de tijolos quanto no nicho do grande painel luminoso do living.
No banheiro, o antigo sanitário recebeu lajota cerâmica branca retangular. Essa solução modulou o nicho interno que perpassa o box e a cuba esculpida em pedra, da Marmoraria Real. Os metais são da Deca.
O apartamento pequeno de Brasília, assim, ganhou mais fluidez e conforto. A integração dos ambientes garantiu continuidade entre um espaço e outro, facilitando tarefas diárias e privilegiando a climatização natural. Cada detalhe contribuiu para que os cômodos fossem mais acolhedores e funcionais.
Deixar um comentário