Apartamento apenas com obras de arte e mobiliário brasileiros
05 nov, 2021 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Fotos: Renato Navarro/ Divulgação
Escritório: Kika Tiengo Arquitetura
Área: 380m²
Local: Vila Nova Conceição, São Paulo
Ano: 2020
Um apartamento apenas com obras de arte e mobiliário brasileiros. Essa era a principal premissa de um jovem casal de advogados com dois filhos pequenos quando solicitaram à arquiteta Kika Tiengo um projeto de reforma na Vila Nova Conceição, São Paulo.
“Como eles queriam que escolhêssemos apenas designers e artistas brasileiros para compor os ambientes, demos destaque para o mobiliário moderno brasileiro das décadas de 1950 e 1960, com itens de Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Giuseppe Scapinelli. Entre os designers contemporâneos escolhemos nomes como Jader Almeida, Guilherme Wentz e Gustavo Bittencourt. As obras de arte carregam assinaturas de Paulo Pasta, Amilcar de Castro, Marina Rheingantz, Artur Lescher, Roberto Burle Marx e outros.”
Mas para suprir todas as demandas dos clientes, algumas mudanças na planta original foram necessárias.
“A planta original dos 1980 era cheia de paredes diagonais, deixando o ambiente bastante poluído e confuso. Usamos a marcenaria da sala de jantar, por exemplo, para esconder os cantos chanfrados e servir de louceiro. Outra mudança importante foi no tamanho da cozinha, aumentada com a incorporação de uma parte importante da área de serviço. O home theater também foi reposicionado, buscando criar uma maior integração com a cozinha.”
Vale ressaltar uma solução inteligente para adaptar o projeto à estrutura do apartamento.
“Existe um pilar entre o home theater e a sala de jantar. Como não queríamos ter uma parede cega entre esses ambientes, utilizamos as peças metálicas verticais que, além de disfarçarem o pilar, permitem a entrada de luz natural no home. O mesmo elemento foi usado na entrada do lavabo.”
Além disso, os quartos foram pensados individualmente para atender as necessidades de cada um dos moradores do apartamento.
“Como o quarto do casal é bem grande, desenhamos um biombo para separar a área de leitura da penteadeira, o que deu mais aconchego à área da cama. No quarto do menino desenhamos estantes em chapas metálicas na mesma cor da parede para receber a coleção de Lego. Já no quarto da menina desenhamos uma estante de livros que os deixa sempre à mão da criança, incentivando o hábito da leitura.”
Fotos: Renato Navarro/ Divulgação
Deixar um comentário