Varanda como uma extensão da sala
18 out, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade, Praia
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Escritório: A+G Arquitetura
Área: 105m²
Local: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ano: 2021
A reforma de um apartamento comprado em 2012 que transformasse a varanda em uma extensão da sala. Esse foi o desafio enfrentado pelo casal de arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, sócios do A+G Arquitetura neste projeto para o próprio apartamento do casal na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
“Escolhemos o imóvel porque queríamos uma casa próxima à praia e que nos permitisse ir a pé, já que nós dois temos uma relação bastante próxima com o mar desde a infância. Quando visitamos o apartamento pela primeira vez, vimos que ele tinha potencial para atender às nossas necessidades, com duas suítes e uma área social confortável para receber família e amigos”
Mas apesar do potencial, após 9 anos o apartamento precisava de uma repaginada.
“Fizemos uma obra que implicou em algumas alterações na planta original. A área de circulação e acesso aos quartos foi alterada para aumentar a parede do sofá, o que ampliou a área de estar da sala. Também transformamos o banheiro social em uma segunda suíte, o quarto de serviço em parte da sala e cozinha e o banheiro de serviço em lavabo.”
Outro ponto foram as mudanças feitas para melhorar a incidência de luz.
“Retiramos a esquadria que ficava entre a sala e a varanda. Dessa forma, a iluminação natural do apartamento aumentou, criando assim uma atmosfera ainda mais agradável.”
Vale pontuar que as características do clima litorâneo influenciaram diretamente em algumas escolhas do projeto.
“A varanda foi fechada com uma cortina de vidro porque o apartamento fica próximo à praia, então recebe muita chuva e vento. Como há ar condicionado na varanda, é possível utilizá-la em dias de chuva ou de sol.”
Além disso, o quarto do filho de 5 anos do casal foi modificado para que se adequasse a sua idade atual.
“Pensamos em um quarto que pudesse acompanhá-lo até a adolescência. A bancada, que servia como trocador, hoje funciona como apoio de brinquedos e no futuro servirá como bancada de estudo. Assim como a cama, que antes abrigava na parte inferior cestos de brinquedos, e hoje em dia funciona como bicama.”
E todos os materiais utilizados foram essenciais para criação dos espaços desejados.
“Criamos uma base neutra para a sala, usando madeira e cores neutras. Isso porque a ideia é poder decorá-lo de forma gradativa, a partir da nossa vivência.”
Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação
Deixar um comentário