Cores vivas e espaços bem aproveitados
11 out, 2021 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade, Praia
Fotos: Luiza Schreier/ Divulgação
Produção visual: Aldi Flosi
Escritório: Rafael Ramos Arquitetura e Interiores
Área: 77m²
Local: Tijuca, Rio de Janeiro
Ano: 2021
Um imóvel recém-entregue pela construtora que fosse pensado do zero, tivesse cores vivas e otimizasse a metragem enxuta. Esse era o desejo do morador quando solicitou uma reforma ao arquiteto Rafael Ramos neste apartamento na Tijuca, Rio de Janeiro.
“Todos os cômodos sofreram uma reforma completa, desde a iluminação até as marcenarias e revestimentos, com decoração feita do zero. O morador só levou suas roupas para a casa nova.”
E a preferência estética bem definida do cliente guiou o projeto.
“Ele desejava um apartamento com linguagem contemporânea e jovem, em total sintonia com o estilo habitual do nosso escritório. Mas mesmo com essas ideias pré-estabelecidas, o morador deu uma grande liberdade de criação para nós.”
Para que esses desejos fossem atendidos, algumas modificações estruturais foram necessárias.
“Demolimos a parede entre a sala e a varanda para ampliar a área social do imóvel, alongando a sala de TV, que é integrada ao espaço de jantar. O quarto de serviço também foi demolido, abrindo espaço para que a cozinha e a área de serviço fossem maiores.”
Além disso, as cores e materiais escolhidos foram essenciais para criação da atmosfera desejada.
“Queríamos ambientes clean e jovens, por isso pensamos em marcenarias projetadas sob medida, sempre inserindo cores vivas em contraste com elementos mais clássicos. Por isso mistura-se no apartamento madeira, ferro e vidro. Tudo isso sobre o piso neutro de porcelanato que imita cimento queimado.”
Outro ponto de destaque do projeto são os azulejos.
“Aplicamos azulejos geométricos nas áreas molhadas da cozinha e banheiros, o que imprimou ainda mais personalidade aos ambientes.”
Fotos: Luiza Schreier/ Divulgação
Deixar um comentário