Cobertura com dois terraços, ambientes integrados e esquadrias
13 set, 2021 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Praia, Cidade
Fotos: André Nazareth/ Divulgação
Escritório: Escala arquitetura
Área: 300m²
Ano: 2021
Local: Leblon, Rio de Janeiro
Uma cobertura com dois terraços que se integrassem com os demais cômodos. Esse foi o principal pedido que os clientes fizeram às arquitetas do Escala Arquitetura para este projeto no Leblon, Rio de Janeiro.
“Eles queriam elementos que trouxessem aconchego, leveza e conexão. Então optamos por diferentes materiais, formas e texturas que tornassem o projeto atemporal e moderno, priorizando tanto a integração física quanto a unidade visual entre sala de TV, terraço, sala de estar, sala de jantar e cozinha.”
Para que esse objetivo fosse alcançado, a escolha dos materiais foi muito importante.
“A porta de acesso e a porta da despensa foram mimetizadas no painel de madeira freijó, associadas à simplicidade da marcenaria da TV, que funciona também como um banco. Essa solução mostra a multifuncionalidade e pluralidade dos ambientes criados. O revestimento das paredes é o mesmo tanto na área interna quanto na externa, e dialoga com o revestimento natural em pedra hijau da piscina, que pode ser visto ao abrir-se todas as esquadrias, criando um ambiente totalmente conectado.”
Outro ponto de destaque do projeto são as esquadrias.
“A possibilidade de abertura total das esquadrias que dão para o terraço social permitem uma entrada de luz natural e uma ventilação cruzada com a janela da sala de jantar, garantindo o conforto térmico do apartamento.”
E a paleta de cores escolhida deu a atmosfera desejada ao projeto.
“A característica mais marcante do apartamento é a combinação de cores que conversam entre si e criam ambientes leves e aconchegantes. Por exemplo, a cor azul se repete nos quadros e na mesa de centro, enquanto a cor laranja/coral se repete no quadro e nas almofadas, e isso cria de certa forma uma unidade visual ao projeto.”
Além disso, a área íntima foi igualmente trabalhada.
“A área privada é distribuída em um corredor e possui por uma sala íntima, que fica entre os dois quartos das filhas. O lavabo fica entre a área social e a área privada do apartamento e o quarto do casal, que possui um terraço próprio, fica mais aos fundos, garantindo privacidade.”
Fotos: André Nazareth/ Divulgação
Deixar um comentário