Brinquedoteca divertida para as crianças e harmônica para os adultos

Home  /  Projetos  / Brinquedoteca divertida para as crianças e harmônica para os adultos
09 2021

Brinquedoteca divertida para as crianças e harmônica para os adultos

01 set, 2021 | Apartamentos, Até 50 m2, Cidade

Fotos: Matho Fotografia/ Divulgação

Escritório: Bá Clá Arquitetura Infantil

Área: 17m² 

Local: Itaim, São Paulo

Ano: 2020

Uma brinquedoteca para três filhos que fosse não apenas divertida para as crianças, mas também harmônica para os adultos. Esse foi o desafio assumido pela arquiteta Silvana Benko do escritório Bá Clá Arquitetura Infantil  para este projeto no bairro do Itaim, em São Paulo.

“Quando iniciamos o projeto a família tinha dois filhos, e ao longo dele acabaram tendo um terceiro. A ideia principal foi reformar o espaço que já existia ali e que já servia de brinquedoteca, porém era cheio de brinquedos grandes e plásticos coloridos que poluíam o espaço e não coincidiam bem com a área social da casa. Dessa forma, montamos algo não infantilizado, apesar de ser para criança. É um local agradável para todos.”

E para que isso fosse possível, não foram necessárias mudanças estruturais.

“Fizemos uma obra limpa, sem alterar nada estrutural, mas o maior desafio foi tornar o espaço uma brinquedoteca que conversasse com o todo e que pudesse integrar da melhor forma as plantas e luminárias já existentes.”

Vale ressaltar o mezanino construído no espaço.

“Montamos uma estrutura em forma de mezanino justamente para ganhar espaço e para que as crianças pudessem se divertir, movimentar o corpo, explorar… As escadas tem uma parede ripada que divide a área social sem esconder as crianças, e na parte de cima do mezanino o chão tem uma malha de cordas, proporcionando diferentes sensações e sentimentos para os pequenos, que também podem deitar ali.”

Além disso, as escadas foram muito bem pensadas.

“Além de serem gavetas para brinquedos, elas são iluminadas para criar diversos cenários para os mais novos, inclusive a noite. É possível também subir pela parede de escalada e ter vista de círculos que mostram diferentes perspectivas do ambiente para as crianças.”

E a parte de baixo é igualmente interessante.

“Há uma casinha com cozinha, bonecas, brinquedos… então é só soltar a imaginação e transformar o espaço de acordo com as brincadeiras! Já do lado de fora, temos uma mesa de atividades, além de um móvel baixo para não interferir na vista do bairro.”

Matho Fotografia/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo