Sempre me interessei em conhecer com profundidade a influência da arquitetura em nossas vidas, mas confesso que só fui me jogar no universo do décor infantil quando meus filhos nasceram e tive que botar isso em prática lá em casa. Mas, fazer essa pesquisa e procurar se profundar no assunto não é tarefa simples, tem muita informação superficial na net e muita coisa errada mesmo, por isso achei GENIAL de cara a primeira mostra do Ateliê Baobá.
A marca, para quem não conhece, fabrica inúmeros produtos para interiores, principalmente em madeira, 100% feitos à mão e personalizáveis de acordo com cada especificidade de quarto infantil.
Essa primeira edição foi realizada de maneira 100% digital, sendo a primeira Mostra do segmento a ser posta em prática no formato online. E para assumir um propósito, conforme o nome mesmo indica, foi convidada a psicopedagoga e escritora Elizabeth Monteiro para analisar 10 ambientes pensados por arquitetos de peso no segmento infantil. Cada espaço foi planejado a partir de uma determinada faixa etária e recorte temático, e todos foram avaliados do ponto de vista psicológico pelo olhar cuidadoso de Elizabeth.
O mais legal é que o site continua disponível, então mesmo se você não tiver acompanhado a primeira edição da Mostra, é possível fazer umatour 360 graus online pelos ambientes AQUI. Para ter uma noção, dá só uma olhada em um pedaçinho da análise que a Elizabeth Monteiro fez deste quarto assinado pelo escritório Bá Cla:
“O treino motor do escorregador é muito importante: subir, se equilibrar e, então, descer. Mais do que isso, ao escorregar, a criança aprende a enfrentar seus medos e, no final, sente aquela alegria de chegar lá embaixo e poder subir novamente. Os pitucos adoram essas brincadeiras repetitivas. O ambiente também conta com uma enorme parede que recebe a tinta mais legal do mundo: a tinta lousa! Poder desenhar na parede favorece a coordenação viso motora, já que estimula movimentos largos do corpo de um outro ângulo, diferente de uma folha de papel sobre uma mesa.”
O tour acompanha a narração da psicopedagoga falando sobre cada cantinho, sendo fácil de conferir também a disponibilidade e preço de cada produto do Ateliê Baobá aplicado nos ambientes, caso haja interesse.
E o pioneirismo da primeira edição do evento rendeu bons frutos: 12 mil acessos e a oportunidade de repeti-lo em 2021, que claro, não foi desperdiçada. No dia 11 de julho deste ano, a Mostra voltou no mesmo formato e abordando novamente o tema de desenvolvimento infantil, mas dessa vez sob o enfoque das fábulas.
Para que isso fosse possível, o Ateliê Baobá convidou a escritora e contadora de histórias Cristiane Velasco para criar 10 fábulas especialmente para a mostra que tratassem de questões importantes da infância, como o medo do escuro, a chegada de um novo irmão, amigos imaginários e tantos outros pontos que permeiam essa fase tão desafiadora da vida.
Com esse material em mãos e muita imaginação, alguns escritórios de arquitetura de peso no segmento aceitaram o desafio de pensar em ambientes compostos pelos produtos do Ateliê Baobá e que dessem vida às histórias criadas por Cristiane. Foram feitos quartos para diferentes perfis de crianças, uma brinquedoteca, uma varandoteca e até mesmo uma sala de aula. E esses espaços, assim como as histórias, estão disponíveis AQUI.
Um ótimo exemplo é o da fábula ‘Enquanto seu lobo não vem’, que conta a história de dois irmãos que têm dificuldades para dividir seus brinquedos. No fim, os dois conseguem chegar a um acordo, e, inspirado nele, a arquiteta Nicole Moas pensou em diferentes caixas no quarto que indicassem quais brinquedos são para compartilhar e quais não, com etiquetas escrito ‘Meu’, ‘Seu’ e ‘Nosso’. Dá só uma espiada:
Além disso, a cada edição da mostra o Ateliê Baobá incentiva a doação para uma ONG relacionada ao universo infantil. Em 2021, a instituição escolhida foi a Pró-Saber, cuja missão é contribuir com o fim da desigualdade na região de Paraisópolis, em São Paulo, por meio do estímulo da leitura e brincadeira entre as crianças.
Vou deixar aqui as fotos de cada um desses 10 ambientes para conferir, além dos links com os ‘vídeo-livros’ que foram desenvolvidos para cada uma das histórias, assim você pode se inspirar com os universos criados a partir de muita imaginação e os produtos tão especiais do Ateliê Baobá.
Deixar um comentário