Loft com grafites nas paredes e varanda grande
07 jul, 2021 | Apartamentos, Lofts, Até 50 m2, Cidade
Fotos: Luis Gomes/ Divulgação
Escritório: Pati Cillo Arquitetura
Área: 42m²
Local: Vila Olímpia, São Paulo
Ano: 2019
Um loft com grafites nas paredes pensado para receber. Esses foram os pedidos feitos por um morador solteiro para a arquiteta Pati Cillo neste projeto no bairro da Vila Olímpia, São Paulo.
“Ele pediu um lar despojado, ousado e fez questão de incluir o grafite nas paredes, que é obra de um grande amigo.”
É interessante notar como foi feita a distribuição do projeto em prol do aproveitamento de espaços.
“Buscamos criar situações em que apenas os móveis delimitam os espaços, mantendo a tão sonhada integração que o morador queria. A varanda, sala de estar, jantar e cozinha estão conectadas, proporcionando funcionalidade para o dia a dia do morador. Pensamos assim, em espaços sem barreiras visuais, sendo apenas o banheiro separado.”
A escolha de materiais também foi fundamental para o projeto.
“Para a área social, a escolha foi usar uma base neutra, garantida pela resina de cimento queimado nas paredes e forro. Já o piso de madeira de demolição entrou em cena para aquecer os ambientes e garantir conforto térmico ao sair da cama.”
Além disso, o projeto mostra o poder de uma marcenaria bem planejada, mesmo em ambientes enxutos.
“Por ser um espaço pequeno, a marcenaria se fez fundamental. Para tanto, na área do dormitório apostei em armários grandes e com espaço interno que comportam um mix de gavetas, cabides, sapateiras e prateleiras. Investi em um modelo com portas lisas, de maneira que ficasse com cara de painel.”
Vale ressaltar que, dos 42m² do loft, 13m² são de varanda.
“Aplicamos na varanda um novo piso e posicionamos alguns estofados gostosos de forma que desse para ‘curtir a natureza’, aproveitando ainda o tamanho do espaço.”
E por mais que não tenham tido mudanças estruturais, o projeto todo foi executado em apenas 60 dias.
“O maior desafio foi executar tudo em tão pouco tempo. Precisávamos definir o mood da decoração, marcenaria, acabamentos, cores e toda a personalização dos espaços e ainda garantir uma morada jovem e despojada.”
Luis Gomes/ Divulgação
Deixar um comentário