Casa na praia com muitos elementos naturais

Home  /  Projetos  / Casa na praia com muitos elementos naturais
05 2021

Casa na praia com muitos elementos naturais

07 maio, 2021 | Casas, De 100 a 200 m2, Praia

Escritório: MNMA Studio

Área: 120 m²

Ano: 2018

Fotos: André Klotz/ Divulgação

Local: Praia do Cupe, Pernambuco

Uma casa de 120m para uma cliente que mora em Portugal, mas que queria um espaço familiar com elementos naturais que pudesse eventualmente ser alugado. Essa foi a proposta feita para o MNMA Studio para o projeto em Pernambuco. E como todos os projetos que realizam, esse também foi único.

“Enxergo cada projeto com um processo de descoberta que inclui observar intensamente e encontrar valor no que já existe. Essa foi a premissa da Casa Cupe, um projeto que contasse uma História.”

Situada em frente ao mar na praia do Cupe em Pernambuco, a região abrigou uma comunidade de pesca, o que acabou intensificando a migração após a abertura do porto de Suape. E todo esse contexto não foi deixado de lado. 

“A ideia foi reviver uma “casa caiçara”, mas contemporânea, para que o design pudesse determinar a qualidade das experiências e assim a qualidade do tempo despendido naquele local.”

Mas como toda obra, algumas complicações precisaram ser superadas.

“O grande desafio foi a decisão de continuar a construção tocada por antigos moradores, que em sua maioria trabalhavam com pesca e foram requalificados para construção. Além disso, a necessidade de construir em praias e em locais de mais difícil acesso nos permite aprender mais do que ensinar. Acredito que esse tenha sido o maior ganho desse projeto, pois aprendemos muito com os próprios construtores locais. Tivemos que lidar com intempéries dos ventos, maresia, mudanças da lua… isso foi muito rico. Quando a arquitetura consegue somar a sua riqueza de experiências com o entorno, dependendo da comunidade e recursos materiais mais alinhados com o meio ambiente, a obra cria um legado, e isso é extraordinário porque construir se torna uma atitude de esperança.”

Vale ressaltar que toda a mão de obra do projeto foi local.

“O mestre de obras, o ‘Binho’, na infância jogava bola com o irmão mais velho da cliente e isso foi muito especial. O terreno onde a obra foi implantada fazia parte de uma antiga fazenda de coqueiros que pertenceu à família anterior, e a cliente quis manter esse trecho de terreno sem vender para preservar sua história.”

E todo esse pensamento está alinhado com as ideias do Studio.

Nosso Studio pode se definir por uma ampla busca da materialidade, o que transforma os projetos não somente em histórias particulares, mas constrói de forma a entender a melhor performance do material que será aplicado. Foi muito importante para esse projeto consolidar materiais empíricos, vermiculares e de fácil entendimento na mão de obra local, porém somados à tecnologia para perdurarem no tempo.”

André Klotz/ Divulgação

Profissional:

2021-05-21T17:19:39-03:0007, maio|Tags: , , , |

Deixar um comentário

Ir ao Topo