Uma casa de três andares funcional? É exatamente o que me trouxe para o Open House de hoje.
A falta de praticidade na dinâmica dos ambientes foi o fator principal que fez a família da Ana Carolina cogitar uma mudança da casa em que moravam. A solução? Uma reforma que priorizou as principais necessidades da família em somente dois andares.
Conheça as alterações realizadas nesta casa. Aperta o play.
Cansada de subir e descer escadas, a proprietária Ana Carolina, convidou sua amiga de infância Carolina Cervellini da Área Arquitetura para idealizar o projeto.
Ao comprarem a casa, a área comum no térreo continha: sala de estar, lavabo, escritório e jardim. O espaço foi transformado pela arquiteta em uma ampla sala integrada com lavabo. A mudança deixou as vigas da sala expostas que fora realçadas posteriormente com tecnocimento, exatamente para contrastarem com o restante do teto.
Outra modificação que ocorreu na sala, foi a retirada da lareira e a instalação de uma extensa estante em madeira que recebeu lembranças de viagem da família.
O destaque principal da casa é a obra de Burle Marx na sala de janta que ganhou ainda mais visibilidade por estar completamente envolto a uma caixa e madeira. Além da parede principal da sala de jantar ser revestida com folhas naturais, na parede lateral, existe um painel ripado em madeira que esconde a escada sem barrar a luminosidade da escada.
Outro ponto de atenção da sala de jantar é a escolha da mesa redonda com tampo central giratório, nela são dispostas as baixelas com o jantar em dias especiais, o que evita a necessidade de um aparador ou buffet.
O lustre e espelho de Murano tem uma história interessante, foram comprados durante uma viagem da família a cidade depois de quase um dia inteirinho de negociação com os artesãos das peças.
Metade das casas do condomínio são voltadas para a Marginal Pinheiros, o que propicia uma vista bem diferente da sala de estar e do jardim, mas leva para dentro da casa todo o som da cidade. Para solucionar a equação foi instalado um vidro acústico que barra o barulho vindo da avenida sem tirar a paisagem da metrópole. De acordo com a Ana Carolina a sensação que a família tem hoje, é de que 80% dos ruídos desapareceram. Essa é uma alternativa para quem convive com a mesma situação.
O projeto paisagístico ficou sob a responsabilidade da Maria João d’Orey que projetou para a área 2 muros verdes com irrigação automatizada e selecionou espécies de plantas que trouxeram o verde para o espaço sem cobrir a visão da cidade.
Na sua planta original, o segundo pavimento da casa possuía uma suíte americana e uma de hóspedes. Após a reforma, os ambientes viraram duas suítes com closets generosos que atendem ao casal e sua filha.
A dinâmica da casa e consequentemente da família foram completamente alteradas com ajustes feitos no projeto de arquitetura, é interessante pensarmos nisso sempre que percebemos que um espaço não está mais nos atendendo da maneira adequada, às vezes não é uma questão de metragem e sim de inteligência de projeto.
Fotos: Helson Gomes / Divulgação
17 anuncios!??!!?!? Como remover isso? No meio do texto e das fotos fica dificílimo de ler e aproveitar a matéria… Virou um blog de anúncios…
Notei isso e faz pouco tempo… tá ruim demais!
Concordo com a questão dos anúncios no meio das fotos….atrapalha demais!
Realmente, a quantidade de anúncios chega a deixar o blogue, que é um dos poucos que ainda leio religiosamente, muito poluído.
demais, desanimado de entrar neste site…. SOH ANÚNCIOS, VERGONHOSO, DESCAMERAMENTO COM OS USUARIOS DO SITE DE DECORACAO…. DIZENDO : INTERESSE EM ANUNCIANTES
Infelizmente o número de anúncios tira todo o encanto da reportagem.
Não vi nada de mais nos anúncios, é assim que o site, que produz conteúdo gratuitamente, consegue monetizar e manter o serviço com qualidade e constância!
Pessoal quer receber conteúdo de graça, e desmerece a postagem, dizendo que diminuiu o encanto por possuir alguns anúncios?! Sacanagem demais. Instagram, facebook e etc possuem inúmeros anúncios tbm.
Achei as fotos impecáveis, o texto também não estava cansativo. Acompanho o blog há muito tempo, e como sempre consegue entregar conteúdo de alta qualidade!! Parabéns Casa de Valentina!!!
Concordo plenamente!
Infelizmente tenho que concordar na questao dos anúncios…. sempre gostei do blog mas ta muito chato dessa forma.
Tb me incomodou, confesso.
Para quem está comentando sobre os anúncios, estou visualizando o site pelo computador e os anúncios ficam pequenos e acima das fotos, não atrapalham em nada! Até fui procurar os anúncios porque realmente já tinha esquecido deles…