Acabamentos Marcantes em uma Casa Iluminada
17 fev, 2021 | Casas, De 100 a 200 m2, Cidade
Escritório: Sandra Sayeg Arquitetura
Área: 173m²
Local: São Paulo – SP
Ano: 2020
Paisagismo: Mari Soares Paisagismo
Fotos: Tuca Reinés / Divulgação
Esta casa de três andares no bairro Vila Nova Conceição em São Paulo foi projetada do zero para um casal entre 40 e 50 anos. Como o terreno é pequeno, o grande desafio da arquiteta Sandra Sayeg esteve em aproveitar ao máximo a área construída, sem perder a atmosfera de casa iluminada e ampla. Para isso, ela lançou mão de alguns recursos, como fazer um rasgo na projeção da laje da escada e um jardim interno envidraçado.
Utilizamos acabamentos marcantes, como a estrutura metálica e caixilhos de alumínio na cor cortén. A escada foi executada em concreto com suas pisadas em madeira e o gradil, em ferro com cabos de aço. No piso, o concreto se repete no térreo e a peroba-rosa de demolição completa os andares superiores.
É no térreo que o espaço de lazer se concentra, com direito a fogões industrial e à lenha, churrasqueira, armários refrigerados, sala de ioga, vestiário, um pequeno jardim com chuveirão, além do dormitório e banheiro de serviço. A sala com cozinha integrada, adega, bar, lavabo e terraço estão no pavimento intermediário, que é bem iluminado. Já o terceiro andar, para facilitar o dia a dia do casal, abriga uma lavanderia estrategicamente posicionada e as duas suítes que se abrem para terraços laterais, com roupeiro e uma estante que faz as vezes de corrimão.
A residência foi construída com cisternas de água de reuso, placas solares e fotovoltaicas, e visando a valorização da iluminação e ventilação naturais. No que se refere à decoração, a arquiteta desenhou toda a marcenaria e reaproveitou boa parte do mobiliário que a cliente já tinha, adquirindo apenas peças pontuais para complementar o acervo.
Fotos: Tuca Reinés / Divulgação
Deixar um comentário