Transformando o Chalé em uma Bela Casa
13 jan, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Campo
Escritório: Rodrigo Simão Arquitetura
Área: 338,94m²
Local: Petrópolis – RJ
Ano: 2016
Fotos: Anita Soares / Divulgação
A família contatou o arquiteto Rodrigo Simão para transformar seu refúgio de fim de semana em residência, localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Guiado por determinantes do local, rumos do terreno, casa existente, relevo, piscina, orientação solar, paisagem e também pelas esquadrias e peças de madeiras de demolição que os donos já haviam adquirido; o projeto seguiu a premissa de estimular ao máximo a vida ao ar livre.
Reformulamos o chalé existente e criamos dois anexos interligados por corredores envidraçados, contendo sala de TV, três suítes e oficina de bicicletas. Além disso, construímos o pavilhão da piscina, que foi subdivida em trecho frio e outro aquecido por painéis solares.
Mais algumas mudanças aconteceram no layout. A demolição de divisórias internas e do segundo piso da casa que já estava no terreno, unificou o pé direito e ganhou uma ampla área social. Na parte da piscina, o pergolado de aço e vidro cobre um espaço gourmet generoso, e o terraço de granito serrado, decks de madeira e as escadas de pedra conectam a residência ao paisagismo. Também, em uma das fundações antigas, encontra-se agora uma pequena sauna envidraçada semiúmida a lenha.
Em grande parte, os materiais naturais utilizados para revestir a morada foi de reaproveitamento, explorando seu estado bruto e apostando em cores pouco refletivas, como o verde-inglês nas estruturais metálicas e verde-musgo na alvenaria externa, que integram arquitetura e paisagem. Pensando ainda em sustentabilidade e eficiência energética, a casa conta com luz e ventilação natural em todos os cômodos; aquecimento solar; reciclagem de material; e uso de madeira adquirida da desmontagem de um galpão rural de peroba rosa, que possibilitou um resultado cheio de texturas interessantes, conforto anímico nos ambientes, uso de transporte de curta distância e valorização da mão de obra local.
Fotos: Anita Soares / Divulgação
Deixar um comentário