Decoração Moderna de Fora para Dentro
09 nov, 2020 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade
Escritórios: Bruno Rossi Arquitetos + Piratininga Arquitetos Associados
Decoração: Manaa Arquitetura
Área: 320m²
Local: São Paulo – SP
Ano: 2019
Fotos: Nelson Kon / Divulgação
Localizado no edifício Antônio Augusto Correia Galvão, projetado em 1964 pelo Botti&Rubin no bairro Bela Vista em São Paulo, este apê convoca a narrativa da fachada para sua arquitetura de interiores. Com o desejo de remodelar os ambientes com o máximo de integração possível, os clientes solicitaram ao arquiteto Bruno Rossi e à equipe do Piratininga Arquitetos Associados, que tornassem real essa transformação.
A fachada principal tem um desenho expressivo, caracterizado por vigas, pilares e janelas com muxarabi, que permitem bom aproveitamento da iluminação e ventilação natural dentro do imóvel. Quando demolido o forro, revelou-se um sistema modular em concreto armado, que flexibilizou a ocupação sem nenhum pilar interno. As demolições de paredes também permitiram maior interação entre cozinha e espaço social, dividindo a planta em dois hemisférios: o setor da fachada principal, que abriga os dormitórios e a parte social; e os fundos, com serviços, banheiros e cozinha.
A espinha dorsal do projeto é a estante suspensa do piso com 26m, que conecta o apartamento de ponta a ponta, e se apresenta como mobiliário estrutural para organizar a circulação e a divisão dos espaços.
Feita em chapas de aço, a estante tem módulos em marcenaria que respondem às necessidades de cada ambiente, seja nas salas de estar, jantar, TV ou dormitórios. Sua movimentação acontece por meio de rodízio pendurado, que permite reconfigurar e dinamizar os espaços originais para cada uso. Ainda, a estante e os diferentes revestimentos do piso cumprem a função de demarcar a divisão dos dois hemisférios, e o décor atual e acolhedor, é assinado pelo Manaa Arquitetura.
Fotos: Nelson Kon / Divulgação
Deixar um comentário