O BLOCO Arquitetos foi fundado em Brasília por Daniel Mangabeira (UnB, 1999), Henrique Coutinho (UnB, 1997) e Matheus Seco (UnB, 1999). Os três dirigem uma equipe de arquitetxs com formações, experiências e interesses diversos. A maior parte dos trabalhos apresentados são obras construídas ou em construção, o que reflete a larga experiência do escritório em projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias.
Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Os limites impostos por cada programa são encarados como oportunidades de ação. Acima de tudo, o escritório considera que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto.
Os arquitetos do BLOCO administram a conta Brasília Moderna, uma coletânea de fotos e descrições de edifícios construídos entre as décadas de 1960 e 1980 que foram projetados por arquitetos da primeira geração de profissionais que trabalharam na cidade. A iniciativa tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação e manutenção deste importante acervo. Tais obras são fonte de aprendizado e inspiração para o nosso trabalho.
O BLOCO Arquitetos também é um dos membros fundadores do Atelier Piloto. A intenção do coletivo é promover a interação entre estudantes, profissionais e escolas por meio da organização de palestras e oficinas de projeto que promovam o trabalho colaborativo com um objetivo comum: refletir sobre arquitetura e pensar a cidade.
Os projetos do BLOCO já foram publicados em importantes revistas e sites especializados. Alguns dos projetos do escritório podem ser vistos no perfil de publicações do BLOCO em sites como o Dezeen e o Archdaily (clique para visitar). Outras obras também já foram selecionadas, premiadas e/ou expostas no Brasil e no exterior.