Uma Casa Para ser Vivida
O projeto assinado pelas arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, da Brise Arquitetura, é uma casa para ser vivida. Localizada em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi encarada como um desafio para o escritório, que teve que atender às demandas de uma família composta por um casal jovem, com três filhos pequenos. Uma casa arejada, aconchegante, funcional e prática eram conceitos a serem seguidos neste projeto, que levou um ano para ser executado, entre obra e decoração.
Na primeira visita ao local, as arquitetas encontraram um terreno amplo com uma construção abandonada, composta por 5 blocos independentes: logo na entrada havia uma caixa d’água suspensa, que foi eliminada; em seguida, um bloco abrigava a sala e a cozinha; um terceiro bloco era destinado aos quartos; uma construção no meio do terreno era usada como salão de jogos; por fim, ao fundo, uma pequena edificação funcionava como copa de apoio à piscina.
Todo o desenho do piso externo, das novas coberturas e circulações buscou preservar as árvores existentes.
A sala foi prontamente realocada para o outro bloco, de forma a ficar em contato direto com a piscina. Para criar um espaço mais agradável, o telhado foi todo desmontado, reaproveitado e refeito numa altura maior, proporcionando assim a ventilação natural e a amplitude que as profissionais desejavam no ambiente. A cozinha, mantida no mesmo bloco, é o primeiro ambiente da casa. Ela é integrada à sala de jantar através do hall de entrada e conta com painéis de correr, tipo venezianas, que permitem seu fechamento ou abertura total.
A construção que havia no fundo do terreno foi derrubada para dar lugar a um anexo de lazer, integrado por área gourmet, lavabo, sauna e brinquedoteca, dispostos linearmente e voltados para o jardim e piscina que já existia, mas teve suas dimensões alteradas para se adaptar ao novo layout. As pitangueiras demarcavam pátios internos, o que fez com que as arquitetas abrissem a casa para esses espaços, criando ventilação e luz natural em todos os cômodos.
Deixar um comentário