Despretensioso e Jovial
22 out, 2019 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
Os recém-casados Samuel e Bárbara escolheram a arquiteta Bianca da Hora para assinar o primeiro apartamento deles, de 120m², no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Banhado pela luz natural, o imóvel passou ao longo de quatro meses pelo projeto de reforma e decoração, adequando a nova morada ao gosto e necessidades de ambos. A reforma foi pontual e contemplou a demolição do gesso para elevação do teto e a abertura de um cômodo usado como escritório e quarto de hóspedes para a sala, ampliando a área social. O único imprevisto durante as obras foi a descoberta de uma coluna, incorporada ao projeto.
O pedido da dupla foi por um projeto acolhedor, funcional, despretensioso e jovial, com muito verde. Para isso, apostei em uma paleta de cores neutra, com muito branco, preto e tons amadeirados, deixando o toque de cor por conta das plantas e acessórios.
O piso de tacos de madeira, nas áreas íntima e social, foi recuperado e recebeu aplicação de sinteco. Nas paredes da sala, predomina a cor branca, mas em diferentes texturas: atrás da mesa de jantar, no revestimento de tijolinhos já existente antes da reforma; no corredor, no painel ripado que esconde a porta de entrada e o acesso à cozinha. A estante vazada, além de acolher as plantas e livros dos moradores, também cumpre o papel de dar privacidade à área de jantar, que fica em frente à porta. Já a sala de TV é delimitada pelo uso do tapete, criando visualmente uma distinção entre as funções do cômodo.
O quarto do casal, com 20m², mantem a paleta de cores da sala, com painel geométrico em laca e meia-parede em madeira na cabeceira, além do closet e penteadeira. Já o banheiro da suíte ganhou textura de cimento queimado nas paredes e metais pretos para a dupla de cubas, reforçando o toque industrial. Na cozinha, o perfume é retrô: azulejos tipo metrô, na cor branca, cobrem as paredes, enquanto para o piso foi escolhido um porcelanato que remete ao ladrilho hidráulico. Os armários da linha bistrô ganharam duas cores: off white e azul-petróleo, com puxadores vintage, de um lado, e uma estante aérea vazada do outro, em serralheria, com a parede ao fundo pintada no mesmo tom azul dos armários.
Deixar um comentário