O Primeiro Apê de Uma Jovem Médica
01 out, 2019 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade
A moradora, uma jovem médica pediatra, queria que sua primeira residência fosse elegante e contemporânea: com ambientes vibrantes, coloridos, alto-astral, super eclético, pop e com jeito de loft. Para assinar o projeto ela escolheu o escritório Inside Arquitetura.
Otimização de espaços para apartamentos compactos é sempre o maior desafio.
Entre as adaptações, um dos desafios do escritório foi a integração reversiva da área de serviço junto à varanda, mantendo a vazão do gás nas portas, foi uma solução que demandou planejamento para a armazenagem adequada dos itens como escadas, vassouras, e máquina de lavar roupas que podem ser acessadas no dia a dia ou isoladas quando utilizada a varanda como gourmet.
Uma das grandes soluções do projeto é a integração das áreas sociais, que foi fundamental para fazer o espaço ser dinâmico, harmônico e aconchegante. Os vidros na bancada da cozinha, que faz frente muito próxima ao sofá, foi a solução encontrada para isolar e proteger o espaço do estar, ainda que a cozinha seja bastante utilizada na cocção.
Portas de correr entre sala e circulação íntima, no acesso ao lavabo foram desenhadas para reproduzir portões articulados, muito utilizados nos anos 50. A cama para o pet foi desenhada e produzida pela Kolibrier, com tecido acquablock para o cachorrinho da moradora.
Outra solução de design pet foi a previsão de recipientes como comedouros, sob o gabinete da cozinha, que se integram ao ambiente na localização, na cor e no estilo. A estante multifuncional, que posicionada na sala de jantar e se integra ao living e a cozinha, dá suporte a armazenagem de eletrodomésticos que participam do décor.
Na varanda funcional, na qual foi explorada toda a face da parede com uma estante que armazena os livros de estudos da moradora. Os nichos quebram e criam movimento no design desta peça em marcenaria.
Fotos: Mariana Orsi.
Deixar um comentário