Tons Neutros e Terrosos
24 abr, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
O Tria Arquitetura foi escolhido pela família para assinar o projeto desta casa de 250m² em Itapetininga, São Paulo. Eles queriam uma casa de fácil manutenção com ambientes abertos, iluminados e integrados para receber a família e amigos.
O escritório definiu espaços generosos que permitissem fluidez, bastante iluminação e ventilação natural, que resultou no então formato “I” da casa, no qual foi feito um único núcleo social no pavimento térreo e a área íntima sobreposta neste mesmo volume.
Os profissionais procuraram incluir a natureza no projeto. Foram escolhidos materiais no seu estado mais natural, aplicados pontualmente para que deixassem a arquitetura falar por si só com seus vãos generosos e seu volume demarcado na paisagem.
A paleta de cores foi definida de maneira a fazer parte da natureza também, os tons neutros e terrosos, como, por exemplo, a madeira freijó, a pedra molejo e o concreto aparente. Para o piso, foi escolhido o porcelanato com efeito de cimento para conferir praticidade na manutenção, por isso a madeira foi usada em abundância nas marcenarias.
Essa coexistência da madeira com concreto, confere aconchego e também modernidade atemporal ao projeto.
A sala de estar foi integrada com a cozinha, que juntas se abrem para área de lazer através de portas de vidro. Dessa maneira, mesmo fechadas permitem a ligação entre interior e exterior, essa integração promove encontros, que a família tanto preza.
A iluminação foi feita pensando na funcionalidade, mas também em destacar os volumes da arquitetura. Assim, foi projetada uma iluminação externa no degrau, que separa a área externa da interna, de maneira que a casa pareça flutuar durante a noite.
Fotos: Julia Ribeiro.
Deixar um comentário