Pequeno e Funcional
28 jun, 2018 | Apartamentos, De 50 a 100 m2, Cidade

O anseio do jovem casal paulistano era morar em um apartamento charmoso, que atendesse as suas necessidades funcionais, algo que se tornou específico devido aos gatos, membros da família, e por isso procuraram o escritório David Ito Arquitetura.
O casal decidiu manter a varanda, pois tem grande importância para o funcionamento do dia a dia. Com menos área disponível para os ambientes internos, a ideia de integração dos ambientes e a versatilidade do mobiliário foram fundamentais.
O principal desafio do apartamento foi o pouco espaço, 80 m², por isso praticamente todo mobiliário do apartamento tem função multiuso, aumentando assim as possibilidades.
Não havia a necessidade de um quarto de hóspedes, porém eventualmente eles recebem visita de um ente querido. Com isso o escritório optou por fragmentar o segundo dormitório, criando um espaço para um futon, que pode ser isolado por uma espessa cortina, garantindo a privacidade e comodidade do hóspede. No dia a dia, esta pode ser inteiramente recolhida dentro de um armário ampliando o espaço social.
Projetamos uma estante que faz a função de escritório, bar e armário, quando fechada tudo fica escondido sendo apenas um grande espelho que amplia e reflete o ambiente.
A cozinha é aberta para a sala, mas tem a possibilidade de privacidade com painéis de correr, que se escondem dentro das paredes. Há no terraço uma mesa que pode ser usada em três alturas, adaptando-se as diversas ocasiões, como jantares, churrascos e happy hours, inclusive com a possibilidade de usá-la como objeto decorativo pendurado na parede externa. Eliminando-se dessa forma a necessidade do espaço tradicional de sala de jantar.
O charme ficou por conta dos mobiliários e do uso intensivo do branco e preto, rompido apenas pela estante de madeira e pela utilização da cor mostarda. Com exceção do ponto de luz do terraço, toda iluminação do apartamento é indireta, reforçando o caráter clean, dando assim um maior conforto visual e qualidade ao ambiente.
Fotos: Pedro Kok.
Deixar um comentário