Toki – CASACOR 2018
23 maio, 2018 | Mostras, Até 50 m2, Cidade
O ambiente assinado pela Juliana Pippi para a CASACOR São Paulo é a Sala íntima Toki. O ambiente materializa a reconexão com o tempo, uma leitura panorâmica tanto do tempo enquanto passagem cronológica, quanto da metáfora de seu aproveitamento e da angústia pela sua falta. O layout é todo voltado para a janela, com uma ideia de direcionar o olhar para o mundo, e para o tempo, e descansar a vista.
São Paulo, que é um dos maiores estandartes da vida apressada na megalópole, para mim, enquanto forasteira, é o contrário: uma desaceleração. Venho sempre para cá para dar uma pausa, me abastecer de referências e absorver as novidades culturais.
O ambiente imprimi leveza e frescor, com uma paleta suave, tons esmaecidos, texturas aconchegantes e um forte apelo craft na seleção de superfícies e acessórios. As paredes se harmonizam entre a composição da cerâmica, as áreas de lona crua, e os encapsulamentos com telas bem fininhas em performance quase de papel-arroz.
Entre ampulhetas e composições transadas de arranjos naturais, a seleção do mobiliário e dos acessórios também confronta tempos diferentes, numa narrativa cheia de lógica para a arquiteta que também é musicista e apostou nos versos de Arnaldo Antunes para a trilha: “Será que a cabeça tem o mesmo tempo que a mão? O tempo do pensamento, da ação?”.
Para quem percebeu o revestimento do teto do projeto, foi usada a Linha Masterpiso Collection do Grupo Indusparquet, que além das espécies, tonalidades e texturas exclusivas, são pisos que dispensam lixamento/envernizamento e ecologicamente corretos, feitos com base de madeira engenheirada. Muito valorizados no exterior pelo seu apelo mais ecológico.
Fotos: Denilson Machado – MCA Estúdio
Deixar um comentário