Integrada Com a Natureza
02 fev, 2018 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade
Essa casa, de ao todo 434,43 m², fica em Jardins Munique, Goiânia – Goiás, e foi assinada pelo escritório Leo Romano. O projeto teve como foco valorizar as condicionantes oferecidas pelo local.
Observadas as condições físicas e topográficas, assim como a orientação solar e dos ventos, o volume foi definido a partir da escolha do concreto como elemento construtivo principal. Contudo, a poética está na maneira como este material ganhou forma.
A área social e de lazer é definida por uma cobertura leve, o concreto aparece como uma suave linha curva. Em contraponto, a área social se faz presente por um volume retangular sólido, que ao mesmo tempo em que se apresenta “pesado”, “flutua” sobre dois pilares. Sob este volume, convivem harmoniosamente jardim, garagem e um muro de escalada.
O declive oferecido pelo terreno, foi determinante para o projeto e para a implantação da casa. Partindo da calçada, o acesso social acontece por uma rampa sinuosa em meio a um pequeno bosque de palmeiras, fazendo deste percurso um agradável passeio. No pátio frontal da casa, o deck recebe a piscina. Alguns degraus acima, a varanda conecta garagem e praça, dando de maneira bastante informal as boas vindas aos moradores e visitantes. Entre varanda e salas, uma esquadria com portas de correr se abre quase que na totalidade, integrando os espaços de convívio de modo bastante natural.
Segundo o escritório, as articulações das partes, o dimensionamento e os aspectos físicos definidos de maneira precisa, fazem da casa um exemplo contemporâneo da morada brasileira. Valoriza as relações familiares e se presta as especificidades dos moradores.
Apesar de não consideramos como negativo, a topografia foi “essencial” para o resultado final da edificação. O fato do terreno ter uma queda muito grande, nos proporcionou um partido arquitetônico que valorizasse a própria casa e também a bela vista do local.
Deixar um comentário