Moderna e Simples
29 dez, 2017 | Casas, Até 50 m2, Cidade
O projeto dessa morada criada pelo arquiteto Alex Nogueira em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, busca a simplicidade com toques geométricos e modernistas em apenas 45 m² de área construída.
Com forte desejo integrador a planta se resume em um grande ambiente modulado que se divide basicamente em três necessidades: conviver, alimentar e repousar, como normalmente acontece, os móveis cumprem importante papel na ambientação e “fragmentação” desses espaços.
A proposta elevada do solo liga-se ao terreno de forma mais generosa no fundo, onde uma porta de vidro que responde por praticamente toda a fachada posterior, dá acesso ao deck, e a vista permanente do jardim, onde o céu local e uma escultura amarela feita com as sobras da estrutura metálica se destacam.
A grande abertura para o fundo contrasta fortemente com a frente hermética e fechada, tanto por questões de privacidade como por proteção solar, onde um pano de brises metálicos horizontais resolve essas e outras questões.
A estrutura é aparente e mista, tanto o concreto armado como os perfis metálicos fazem parte da proposta estética, seja pelo seu aspecto visual inerente e explicitado, seja pelos vãos e balanços alcançados, um jogo que tenta ser sutil e objetivo.
O banheiro é o único recinto isolado, e mesmo dividindo a parede hidráulica com a cozinha, seu acesso está voltado ao quarto. Os 45 m² refletem um projeto de pequenas ambições privadas, poucas linhas, poucos materiais, poucos ambientes e um pouco de personalidade.
Deixar um comentário