Espaço de Receber da Chef de Cozinha | CASACOR
07 out, 2017 | Mostras, De 50 a 100 m2
O arquiteto Marcelo Diniz, em companhia dos seus sócios, o também arquiteto Mateus Finzetto e a artista plástica e designer de interiores Deise Pucci, estreia na primeira edição da CASACOR Franca com o Espaço de Receber da Chef de Cozinha. O espaço foi inspirado na chef Ana Luiza Trajano, que firmou sua trajetória à frente da gastronomia tipicamente brasileira.
O amor da chef pela cozinha foi o ponto de partida que conduziu a criação do espaço, aliado à proposta de resgatar o antigo hábito de reunir familiares e amigos ao redor de um fogão. O escritório elegeu a brasilidade do trabalho desenvolvido por Ana Trajano, natural de Franca, para nortear a concepção do espaço gourmet. Tudo pensado de forma a apresentar funcionalidade, praticidade e a integração entre o interno e o externo.
Com 76 m², o visitante é levado a vivenciar três momentos no Espaço de Receber da Chef de Cozinha. Na entrada, o hall propõe o primeiro contato com a carreira da chef ao expor sua coleção de livros de receitas autorais, bem como obras de arte e peças de artesanato garimpadas por ela durante suas incursões culinárias pelo Brasil. Para proporcionar um décor casual e elegante, Marcelo, Mateus e Deise realizaram uma criteriosa seleção de mobiliário assinado por jovens designers, como Zanini de Zanine, autor da poltrona Zina.
Apostamos em peças com influência retrô, como se cada uma representasse um objeto de arte, em uma fusão entre arte e mobiliário.
Na sequência, o acesso ao ponto de todos aqueles que vivem a paixão de está entre panelas e receitas: a grande ilha de marcenaria revestida de porcelanato slim, da italiana Fiandre. Concebida para o dia a dia da chef, a bancada, que recebe pia, fogão e grill, proporciona a interação entre o cozinheiro e as visitas. Em um processo de otimização, a pia foi esculpida para que utensílios, como cestos e tábuas, pudessem apresentar um encaixe perfeito.
O projeto trouxe à cena a preocupação com a ergonomia de quem passa horas na cozinha. E como não poderia faltar em um lugar que recebe reuniões e jantares entre familiares e amigos, a adega foi posicionada em um ponto visível e estratégico. As paredes revestidas com lâminas de freijó e o piso de porcelanato amadeirado se contrapõem ao porcelanato polido calacata, da Fiandre, especificado com exclusividade para o ambiente que homenageia a chef.
A terceira etapa do espaço revela a interligação entre o interno e o externo com um grande terraço coberto por um brise de madeira. Nesse clima casual, em uma das extremidades do pavimento foi instalada uma estante de aço corten, que acomoda uma horta com temperos e hortaliças. Na outra ponta, uma composição de vasos abriga as frutíferas. Para colecionar histórias e momentos descontraídos, uma mesa acompanhada por futons e uma seleção de almofadas prometem aconchego e o clima gostoso.
Fotos: Felipe Araújo.
Deixar um comentário