Cores Vibrantes E Ambientes Integrados
18 jul, 2017 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade
A reforma deste apartamento, assinado pela CR2 Arquitetura, das sócias Clara Reynaldo e Cecília Reichstul, trouxe novos ares à morada de um jovem casal com uma filha de 3 anos e um bebê a caminho: com a necessidade de um imóvel maior para receber mais um integrante, o espaço escolhido um apartamento de 170m² em São Paulo.
A missão da CR2 foi otimizar a área e a circulação a partir de pequenas mudanças estruturais. Originalmente, eram três suítes e havia uma passagem entre a lavanderia e a sala. Além de eliminar esse acesso de serviço, as arquitetas transformaram um dos quartos em escritório e fizeram a entrada para os dois dormitórios através dele. Também excluíram um dos banheiros para aumentar o quarto dos filhos.
A principal alteração foi a integração da varanda com o apartamento. Optou-se por abrir a cozinha para a sala e para o terraço – e a enorme esquadria que havia ali saiu de cena. A ideia, segundo as arquitetas, foi criar um apoio que ocupasse pouco espaço e não atrapalhasse o fluxo das pessoas.
O living aberto de 46 m² ganhou então três ambientes contínuos: salas de jantar, de estar e de TV, podendo a sala de TV estar isolada com a porta de correr de cumaru instalada. Do lado oposto, outra divisória semelhante separa o cômodo da cozinha.
O projeto investiu ainda na combinação de cores vivas, o que pode ser visto na estante modular Brasiliana, da Securit, a alternância entre cheios e vazios garante o aspecto dinâmico ao móvel e acomoda devidamente os objetos.
Na sala de TV, a parede de concreto aparente manteve-se como no original para mostrar a estrutura do imóvel. A tubulação da rede elétrica é toda externa neste ambiente.
Ao abrir a cozinha e retirar a porta que dividia o terraço, ficou mais fácil andar pelos espaços e enxergar toda a ala social, de um extremo ao outro.
Fotos Alessandro Guimarães.
Deixar um comentário