Esse é um assunto que tem me consumido muito ultimamente. Ao mesmo tempo que preciso de espaço livre – boa parte da minha vida vivi em casa com jardim e espaço e não me sinto “livre, leve e solta” em espaços muito compactos rssss – não quero para mim uma casa ou um apartamento enormes que me façam ficar refém de uma super estrutura, tenho verdadeiro pavor de chegar em casa e ter mais problemas para resolver do que tempo para curtir, quero chegar em casa e nem pensar em consertos, compras para fazer, reparos, manutenções, etc e quanto maior a casa, mas desses probleminhas surgirão.
Daí começo a pesquisar casas de diversos tipos e me apaixono por várias, de vez em quando vou postar algumas aqui pois acho que podem servir de inspiração para quem pretende construir, mas v eja bem, nem sempre essas casas se adaptam ao meu estilo de vida, seu que vou querer um espaço legal de área de serviço, garagem… Mas de qualquer maneira são casas inspiradoras, com soluções práticas para uma simples, que é algo que me esforço para conquistar diariamente.
Bom, vou começar então pela casa Mendelkern do escritório israelense DZL.
Para mim os pontos altíssimos deste projeto são:
- Escadas lindas, leves e bem pensadas
- Quartos dos filhos interligados
- Janelões amplos que iluminam toda a residência
- Pé direito duplo num pedaço da sala, o que traz um movimento lindo para o espaço
- Jardim que circunda toda a residência
O que eu mudaria? Acho que inverteria a ordem do térreo, entraria pela sala e não pelo lado da cozinha. De resto não mudaria muita coisa não rssss
amei !!
Lucila, adorei o espaço aberto. E quanto a se entrar pela cozinha, não vejo como algo que precisa ser mudado. Com certeza os arquitetos priorizaram a conexão sala-jardim. Ao entrar a visita nem vai reparar na cozinha, as aberturas enormes, cheias de luz, irão atrair o olhar imediatamente. Além disso há uma teoria de que a cozinha na frente da casa aberta para a área pública induz a criação de um senso de comunidade, pois pode criar oportunidades de interação com os vizinhos. Se não me engano li sobre isso no livro COHOUSING: A CONTEMPORARY APPROACH TO HOUSING OURSELVES
Nossa Usha, que genial! Nem tinha pensado nisso. Não conhecia o livro, achei na Amazon, vc gostou dele? Na realidade é que a minha cozinha especificamente esta sempre caótica, o que me incomoda muito, fico atordoada só de ver, então não sei como iria lidar com isso no dia a dia kkkk
Bjs bjs
Cozinha bagunçada? Então somos duas, rsrsrs. Mas na casa de praia ela é integrada, e a gente acaba se acostumando com a baguncinha. O que eu não gosto é de ficar olhando a geladeira da sala. Lá em casa ela fica escondidinha atrás de um nicho. Quanto ao livro, é antigo, mas eu o considero maravilhoso.Tenho a segunda edição. Dá para ler bastante do livro na Amazon se vc logar como usuária, e buscar os termos que te interessam. Eles introduzem o conceito de cohousing, e analisam algumas na Dinamarca, onde tudo começou. Hoje está tudo mais avançado. Em 99 eu visitei a cohousing em Ithaca (Ecovillage at Ithaca). Era para ser o objeto de estudo do meu mestrado, mas acabei fazendo sobre flexibilidade no projeto de habitação social. Sou arquiteta, mas não faço projetos, pois sou arquiteta da CAIXA, mas adoro dar pitacos. E para me manter atualizada fico xeretando a web. Adoro o seu blog. Já tive um, mas desisti porque entendi o trabalho que dá. O seu post mexeu comigo, pois como você eu preciso de céu,estrelas, e jardins. Por sorte tenho a casa de praia para ir todo final de semana para recarregar. 2 horas para ir, e 2 para voltar, mas vale a pena para mim. No seu caso, com criança pequena, já pensou numa cobertura? Eu desejo que você ache o que precisa super rápido.
Bjs
Lucila, temos na família uma casa semelhante onde falta a proteção lateral nas escadas, justamente por não termos ainda uma boa ideia. E essa com esses perfis na cor preta eu adorei! Sabe me dizer o que foi usado ali? Madeira? Metal? Se tiver mais algum detalhe dessa “parede vazada” por gentileza, me informe. Obrigada.
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Boa tarde!
Parabéns pelo trabalho.
Estou em processo de aquisição de um lote de 360m² e quero construir uma casa, inicialmente de dois pavimentos. Qual seria o tamanho mínimo/máximo para que fique bem distribuída no lote? Tenho medo de que fique parecendo um “Peru no pires”, ou seja, uma casa muito volumosa em um terreno pequeno, ou uma azeitona em um prato de sopa.
Please, Help!