Arquitetura Adaptável
05 dez, 2014 |
A Casa das Pérgolas Deslizantes, assinada pelo escritório FGMF Arquitetos, foi construída na medida para um jovem casal em busca de um lar moderno e funcional. Sua estrutura é um verdadeiro ensaio construtivo: ela utiliza coberturas com rodízios que permitem que os espaços fiquem ora abertos, ora fechados, explorando, assim, os limites entre dentro e fora. Em um terreno quase plano e sem vistas, optou-se por criar uma casa pátio voltada para dentro de si mesma. O objetivo era ampliar a sensação de amplitude apostando na transparência e em uma sequência de pequenos quintais.
A ESTRUTURA QUE SE MOVE POR TRILHOS TRAZ NOVAS FUNÇÕES AOS SEUS AMBIENTES.
Novas técnicas de construção foram utilizadas com o intuito de ganhar velocidade e minimizar os resíduos do canteiro, como as paredes de concreto prontas, geralmente utilizadas em construções industriais, que têm montagem rápida e função estrutural. Sob as vigas metálicas que vão de uma ponta a outra do terreno, foram organizados os espaços internos e os espaços do pátios. Muitas das divisões foram feitas por janelões de vidro sem caixilhos que potencializam as transparências e as relações entre os espaços de dentro e de fora.
Sobre as vigas metálicas existem pérgolas e coberturas com rodízios, que podem ser deslocadas através de um simples comando. Com esse mecanismo, o proprietário pode posicioná-las de acordo com as suas necessidades. Em relação à decoração, as peças de design escandinavo são protagonistas, sobretudo por conta do elo emocional os moradores têm com elas: como moraram muitos anos na Suécia, esta foi uma forma de ter em casa um pouco do local que se tornou sua segunda pátria.
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
null
Deixar um comentário