Entre O Tradicional E O Moderno
10 mar, 2015 |
O apartamento, localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, fica em um edifício da década de 1960 e nunca havia sido reformado antes. Sua planta original seguia os padrões da época, com direito a um gabinete logo após a entrada, uma pequena cozinha, três dormitórios e apenas um amplo banheiro. Para adaptar o antigo imóvel às necessidades atuais de um jovem casal, a arquiteta Ligia Piccini, do escritório Kali Arquitetura, apostou na renovação, tanto dos acabamentos quanto da decoração, e na integração dos espaços.
O APÊ ANTIGO FOI ATUALIZADO SEM PERDER SUAS CARACTERÍSTICAS CLÁSSICAS ORIGINAIS.
O primeiro passo para a transformação aconteceu na área social. A cozinha e as salas de jantar e estar passaram a compartilhar de um mesmo ambiente ao perderem algumas paredes divisórias. Aproveitando a estrutura do edifício, foi possível criar, com a ajuda da marcenaria, uma certa privacidade na cozinha em relação ao restante do apartamento, porém de maneira a não interferir no visual integrado. Em seguida, uma segunda intervenção estrutural foi feita, dessa vez no grande e único banheiro. Sua metragem total foi somada a um trecho da área aberta, o que possibilitou a construção do segundo banheiro: o da suíte do casal.
Embora a modernização da planta tenha sido algo necessário, houve a intenção de se preservar ao máximo os elementos originais do apartamento, como o gesso trabalhado e o parquet, que estava bem conservado e possuía desenhos especiais em cada ambiente. Em relação à decoração, o design do mobiliário foi pensado para criar um visual discreto, de forma que os elementos pré-existentes pudessem ser vistos e apreciados. Além disso, suas linhas modernas fazem um contraponto interessante com o estilo clássico, original da construção.
Fotos: Marcelo Donadussi
QUER ENVIAR SEUS PROJETOS PARA O CASA DE VALENTINA? É FÁCIL, CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO INICIAL.
null
Deixar um comentário