Conforto No Meio Da Mata
06 mar, 2014 |
Combinar a arquitetura com a natureza ao redor é um desejo de muitos proprietários. Em regiões metropolitanas, essa possibilidade dá aos moradores um conforto inigualável ao criar um refúgio em meio ao ritmo caótico do dia a dia. Os donos desta propriedade de 650 m², localizada em Nova Lima, vizinha a Belo Horizonte, pretendiam "camuflar" sua residência em meio à bonita vegetação do entorno. Para realizar esta missão tão especial, eles buscaram a ajuda dos arquitetos Johanna Anastasia Cardoso e Tomás Anastasia Rebelo Horta.
A presença do paisagismo é marcante em cada cômodo. A relação entre a casa e a mata nativa forma uma composição balanceada, valorizando ainda mais o conjunto arquitetônico. Não foi à toa que Johanna e Tomás projetaram os espaços de convívio voltados para a paisagem. Área de lazer, piscina, varanda e a parte social coberta desfrutam do verde e da privacidade que a barreira natural proporciona, além da atmosfera bucólica ideal para receber amigos ou realizar encontros familiares.
A escolha dos materiais brutos e naturais, como concreto aparente, madeira e pedras, teve o objetivo de manter a relação harmoniosa com o exterior, usufruindo do cenário sem agredi-lo. Outra sacada inteligente da dupla de profissionais foi criar uma varanda com dois níveis de cobertura. Assim, o living recebe iluminação zenital pelas aberturas com pergolado de madeira em boa parte do dia, criando um clima de aconchego e o racionalizando o uso da luz artificial.
No segundo pavimento ficam as áreas íntimas, com destaque para os quartos, que foram posicionados para receber o nascer do sol, aumentando o jeito de casa de campo. O subsolo, abriga uma sauna e uma sala de descanso. Um local mais privativo, onde os moradores podem relaxar.
null
Parabéns!!!!Adorei o projeto!
Cristina,
Quem assina são os arquitetos Johanna Anastasia Cardoso e Tomás Anastasia Rebelo Horta :)